O certificado máximo de segurança, "Top Safety Pick Award", da organização exige que os veículos atinjam bons resultados nos cinco testes realizados, mas tanto o modelo da BMW, quanto o do Tesla, não conseguiram a pontução necessária nos testes.
A avaliação feita nos veículos foi de acordo com os crash-test que são:colisão na dianteira moderada, dianteira parcial, lateral, segurança nos encostos de cabeça e resistência do teto, além do sistema de prevenção de colisão frontal e faróis aceitáveis que o veículo precisa ter.
O Tesla S nas unidades 2016 e 2017 conseguiram alcançar resultados bons nos testes de segurança, tirando a parte da "colisão dianteira parcial" que foi avaliada como "aceitável". A empresa automotiva norte-americana afirmou que já começou as mudanças nos veículos, então a IIHS fará novos testes.
O modelo P100, versão do Model S, mostrou resistência fraca do teto e falta do sistema de prevenção frontal. Os faróis foram qualificados como "pobres". Já o i3 elétrico não atingiu o certificado de segurança por também levar "aceitável" como qualificação pelos encontos de cabeça e faróis. O instituto afirmou que a proteção poderia trazer ferimentos para o motoristas e passageiros.