O ano de 2017 promete para as picapes no Brasil. As montadoras estão apostando em modelos de médio a grande porte. Desde a Nissan Frontier até as maiores como a RAM 1500, o segmento se renova e promete impactar o consumidor que vai renovar a garagem com uma caçamba.
Por falar em Frontier, a nova versão redesenhou a carroceria e ganhou novo motor 2.3 turbodiesel de 188 cv e 45,9 kgfm, além de câmbio automático de sete marchas, ambos inéditos. A expectativa é de estrear ainda no primeiro trimestre, entre R$ 180 mil e R$ 200 mil.
Bem parecida com o modelo da Nissan, a Alaskan herdou até o motor 2.3 diesel, com 160 cavalos e 190 cv. Mas o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 7 velocidades, enquanto a tração 4x2 ou 4x4. Entre os itens de série, ar-condicionado digital de duas zonas, visão 360 graus por câmeras e ajustes elétricos para motorista e passageiro, um carro bem completo. A picape promete aparecer pelo Brasil no final do ano ou início de 2018.
A FCA traz a RAM 1500, pequena irmã da 2500, com motor V6 3.0 turbodiesel, 243 cv, 56 kgfm de torque e câmbio automático de oito marchas, que reduz rapidamente e eleva os giros do motor ao máximo. Dentro da cabine, bancos largos e espaço para um console central com grande capacidade. O valor foi estimado em R$ 200 mil.
Já a Amarok com motor V6 diesel recebeu pequenas modificações no design e alguns equipamentos novos. Para o motor, a marca não preparou surpresas nas versões Trendline, Highline e Highline Extreme: o 2.0 diesel biturbo de 180 cv e torque de 42,8 mkgf a 1.750 rpm segue ligado a um câmbio automático de oito marchas. A Amarok 2017 conta com direção elétrica, mais leve que a hidráulica, e o sistema start-stop, que ajuda na redução do consumo. A Volkswagen importou poucas unidades e mostrou valores que variam entre R$ 113.990 e R$ 177.990.
Baseada na plataforma da Frontier e da Alaskan, a GLT traz a promessa de ser tão luxuosa quanto os sedãs da Mercedes-Benz. O modelo conta com teto solar, janela traseira elétrica, tampa da caçamba com abertura de 180 graus e suspensão traseira independente. Os motores serão de quatro ou seis cilindros, gasolina ou diesel, com transmissão manual ou automática. A GLT será vendida acima dos R$ 300 mil.