
Quem deve “nascer” nos próximos anos é a futura Kombi elétrica a derivar do conceito ID Buzz (a pronúncia é Bus, apelido da Kombi). A simpática perua provocou as atenções com um volante móvel, tablet ao invés de um câmbio e pisos de madeira. O (antes) condutor pode inclusive virar a cadeira para trás (pasmem!). Pintada em dois tons, amarelo e prata, o conceito tem dois motores elétricos que, juntos, somam 374 cavalos, com autonomia de 434 km. O porta-malas abre e fecha com um toque suave. A proposta do carro é justamente de levar muitas pessoas e, por isso, as baterias podem ser acomodadas no assoalho. A velocidade máxima é de 160 km/h. Para que correr com tanta gente a bordo? O motor autônomo pode ser desativado de maneira simples: pisando no acelerador ou freio, assim como um toque no volante. A Volkswagen planeja colocar a tecnologia na linha de produção até 2025. Pretendo viver para ver.
Outro conceito bem divertido é o Portal da Chrysler. Apresentado com possibilidades de aumentar ou diminuir a quantidade de bancos, o carro também disponibiliza tecnologia de som individual para cada ocupante, sistema considerado de “flexibilidade familiar”, além da condução autônoma com alta conectividade. O conceito colocou de vez o grupo Fiat Chrysler (FCA) no jogo da engenharia autônoma. Chama atenção a velocidade na recarga da bateria do veículo: são necessários apenas vinte minutos para percorrer cerca de 240 km.
Volkswagen ID Buzz

LEXUS UX

Chrysler Portal
A minivan da Chrysler tem propulsão inteiramente movida por um único motor elétrico. Com carga total, a autonomia estimada do veículo é superior a 400 km. Em menos de 20 minutos sendo carregado em uma tomada de 350 kW, a bateria fica com energia suficiente para percorrer 240 km.