A onda das kombis vintages agora é tomada pelas elétricas. A Volkswagen revelou, no Salão de Detroit, o I.D Buzz, segundo conceito de kombi elétrica da marca alemã.
A van é uma sucessora da kombi tradicional. O modelo lembra bastante o Budd-e, mas tem algumas mudanças e possui uma série de tecnologias avançadas.
A Buzz recebe uma bateria de 111 kWh que alimenta dois motores, somando 374 cavalos de potência. O modelo é capaz de aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos, com autonomia de 434 km. Segundo a Volkswagen, a bateria pode ser carregada em até 80% em menos de 30 minutos.
A van 100% autônoma conta com vários dispositivos de direção tecnológica. Um exemplo disso é o botão acionado apenas com um toque que conduz o veículo com o auxílio de sensores a laser e ultrassônicos com câmeras frontais e laterais. O motorista ainda tem a opção de desativar o modo autônomo com um toque no volante ou pressionando os pedais de acelerador ou freio. O protótipo também ganha um sistema de realidade aumentada que irá projetar informações do veículo para o motorista através do campo visual, enquanto a central multimídia e o controle do ar-condicionado poderá ser feito por um tablet removível.
A estimativa da empresa alemã é que o protótipo comece a ser produzido em 2025.