Serviço

Vai viajar no feriado? Já fez a revisão?

Separamos uma lista de cuidados com o veículo antes de pegar a estrada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/11/2016 19:35 / atualizado em 11/11/2016 18:02 Victor Lacerda

Essa vai para quem já está louco para pegar a estrada com a família neste “feriadão” do dia 15 de novembro. Antes de partir para o destino escolhido, se for de carro, é bom ficar atento aos cuidados com o automóvel. É tempo de não poupar gastos na manutenção do veículo e garantir a segurança de todos os ocupantes. Para facilitar o seu trabalho e não ter dor de cabeça, o Vrum separou dicas para você fazer aquela revisão. Confira!

 

Julia Jacobina/ DP/ D.A PRESS


Verifique o nível do óleo

Sem óleo não tem como ir ali na esquina. O motor simplesmente para de funcionar e pode danificar ainda mais o desempenho do veículo. Para garantir que o coração do veículo mostre toda a sua potência na estrada, é necessário que o condutor vá até um posto de gasolina de confiança e peça para verificar o nível e a viscosidade do óleo.

Faça uma limpeza nas velas de ignição

Localizadas no cabeçote do motor, as velas são responsáveis pelo processo de transformação, que vai da corrente elétrica até a combustão do motor. Digamos que elas são sensíveis e podem estar sujas de carvão, óleo e até de combustível, por exemplo. Por isso, é importante que seu mecânico de confiança dê a opinião sobre o desempenho das peças e, se necessário, realize a limpeza.

Conserte os sinalizadores

Com o grande fluxo de carros nas rodovias, os sinalizadores fazem toda a comunicação entre os veículos da estrada. Para ultrapassar e pegar qualquer faixa, é necessário que as setas e os faróis estejam funcionando perfeitamente. Vale ressaltar que a iluminação é obrigatória independente do turno que for pegar a estrada.

Avalie a estabilidade dos pneus

Não dá para adivinhar se vai chover durante todo o trajeto do passeio. Também não dá para identificar se em uma curva fechada os pneus responderão como o planejado pelo condutor. Para não ficar nas suposições, o jeito é ir até uma borracharia e pedir uma avaliação. Lembrando que pneus desgastados - os chamados "carecas" - são proibidos de transitarem e pode fazer com que o veículo seja guinchado pela Polícia Federal.

+ Está tudo ok com a condição de aderência? Vá até um posto e calibre os quatros pneus usados e não esqueça de que o step também deverá estar em ordem. Aproveitando a revisão nesta área, faça logo um balanceamento e garanta o equilíbrio do conjunto pneu e roda.

Veja se os cintos de segurança estão em ordem

Nada de sair sem o cinto de segurança e, aos passageiros, se for dormir, que durmam presos ao equipamento de segurança. Pelas ultrapassagens e o fluxo de carros durante período de feriados, é importante verificar se o cinto fica bem travado no prendedor. Atenção para o ajuste de tamanho do tecido ao corpo, tanto na região do abdômen, como na parte que envolve ombro e todo o tronco.

Não saia com o freio desgastado

Estar atento a eficiência dos freios é essencial para sair de casa. Na pressa, muitos optam por "dar um jeitinho" no pedal baixo e arriscar a vida na estrada. Se esse for o caso, é necessário verificar se as pastilhas e as lonas estão desgastadas. Passe em uma oficina mecânica de confiança e peça para os profissionais revisem os tambores, as pastilhas, os discos e as lonas.

Tags: de

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
15 de dezembro de 2017
14 de dezembro de 2017