Estado de Minas LANÇAMENTO

Volvo XC60 diesel chega no Brasil

Modelo marca a entrada da montadora no segmento dos veículos movidos a diesel no mercado brasileiro; Vendas começam nas próximas semanas


postado em 18/08/2016 15:50 / atualizado em 22/08/2016 14:07

A Volvo Cars apresentou na semana passada a linha 2017 do utilitário esportivo XC60, o modelo mais vendido da fabricante no mercado brasileiro. A novidade é que agora o veículo vem equipado de série com motor diesel 2.4 na configuração D5, o mais potente entre seus concorrentes diretos, com 220 cv. O utilitário chega à rede de concessionárias da marca no Brasil em duas versões nas próximas semanas. Preços partem de R$ 199.950 na versão Kinetic e R$ 224.950 na Momentum.

 

Sem novidades no visual, modelo tem motor 2.4 que faz 9,5 km/l na cidade(foto: Volvo / Divulgação)
Sem novidades no visual, modelo tem motor 2.4 que faz 9,5 km/l na cidade (foto: Volvo / Divulgação)
 

 

O veículo apresenta um refinado acabamento e uma caprichosa lista de itens de série: banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18 polegadas.

A versão Momentum vai além, incluindo banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos digital de 8 polegadas com três modos de tela, teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real).

 

O modelo é equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade, controle dinâmico de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus (foto: Volvo / Divulgação)
O modelo é equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade, controle dinâmico de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus (foto: Volvo / Divulgação)
 

 

Diversão
O sistema de entretenimento é bastante completo, contando com display central com tela de 7 polegadas e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes. O modelo é também equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças.

O XC60 D5 também conta com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.

 

Atualmente, o XC60 é responsável por 53% das vendas da Volvo Cars no mercado nacional(foto: Volvo / Divulgação)
Atualmente, o XC60 é responsável por 53% das vendas da Volvo Cars no mercado nacional (foto: Volvo / Divulgação)
 

 

Mecânica
O utilitário é equipado com transmissão automática de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.  Mecanicamente, a versão tem bastante robustez. São mais de 44 kgfm de torque máximo alcançados entre 1.500 e 3.000 rpm. Esse moderno trem de força apresenta outro atributo, que é a economia de combustível. De acordo com dados do Inmetro, o XC60 D5 recebeu a classificação “A” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que faz dele o mais eficiente da categoria, com 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação