Gramado (RS) - Sabe aquela história de que em “time que está ganhando não se mexe”? A Chevrolet parece não conhecer, pois acaba de mudar dois líderes de vendas no mercado nacional, o Onix e o Prisma. Claro que, no mercado automotivo, quem não se mexe fica para trás e nada melhor do que aproveitar um bom momento (para a marca, não para o mercado como um todo) para apresentar novidades.
Os veículos tiveram o visual atualizado para seguir a linguagem global da marca, mas sem perder as características que identificam os modelos. As mudanças atingiram a dianteira, traseira e parte interna. Além do design, a conectividade foi outro item que recebeu uma atenção especial. E, como exemplo disso, ambos agora estão equipados com a segunda geração do sistema multimídia MyLink, e com o OnStar, serviço de concierge no qual é possível atendimento através de uma central telefônica.
O Onix chegou ao Brasil em 2012 e passa por sua primeira reestilização. O capô alongado, nova grade frontal bipartida, novidades nos faróis com assinatura em LED, linhas do para choque com vincos acentuados e rodas aro 15 com fundo escurecido garantem ao hatch um visual jovem e moderno. Na parte traseira, observam-se as inéditas lanternas e o para choque remodelado.
Eficiência
As mudanças também atingiram a parte mecânica, que passou por evoluções tendo como foco principal a redução do consumo de combustível, que de acordo com a Chevrolet chega a 18%. Para isso, está disponível uma nova geração de motores, batizada de ECO. O Onix está sendo oferecido com as opções 1.0 e 1.4 com até 106 cavalos de potência. A transmissão pode ser manual ou automática de seis marchas. São duas versões comercializadas: LT e LTZ, que se diferenciam por alguns itens de conforto e conveniência.
Já o Sedã Prisma segue a mesma linha de atualizações e chega às concessionárias com um apelo esportivo no visual. Há quem defenda que o compacto também tem um estilo cupê, com discreto aerofólio no porta-malas. Mais uma vez, a conectividade teve uma atenção especial e sistemas já falados acima equipam o carro.
O sistema ECO tem nova geração de motores, transmissão, pneus verdes e novos conjuntos de suspensão e freios. Nesse caso, a montadora defende que chega a ser 22% mais econômico, quando o assunto é o combustível. O Prisma tem um propulsor 1.4 e a transmissão pode ser manual ou automática. As versões são LT e LTZ.
Dirigimos os dois modelos durante um longo test drive. O que pudemos notar? Um bom conforto dentro do carro, bom nível de ruído, boa dirigibilidade, suspensão agradável, além do espaço interno satisfatório, inclusive na parte traseira. Também pudemos observar, através do computador de bordo, o bom índice do consumo de combustível. O conjunto motor e transmissão é bom, mas em alguns pontos como subidas e retomadas de velocidade, deu para notar um certo esforço do mesmo.
Preços:
Onix
LT 1.0
R$ 44.890,00
LT 1.4 MT
R$ 49.590,00
LT 1.4 AT
R$ 54.790,00
LTZ 1.4 MT
R$ 54.790,00
LTZ 1.4 AT
R$ 59.790,00
Prisma
LT MT
R$ 53.690,00
LT 1.4 AT
R$ 58.990,00
LTZ 1.4 MT
R$ 58.690,00
LTZ 1.4 AT
R$ 64.690,00