Foi na Colômbia, nesta semana, que a Renault mostrou pela primeira vez a versão final de produção de sua nova picape média, que se chamará Alaskan. Antes de chegar ao Brasil, em 2018, a picape será vendida ainda este ano no país onde foi apresentada e depois, na Argentina, no ano que vem. Inicialmente, o modelo será importada do México.
Primeira picape da marca com capacidade para levar 1 tonelada, a Alaskan terá motores 2.3 e 2.5 diesel de 4 cilindros, herdado da van Master, e câmbio manual ou automático. Até o ano passado, a Renault não tinha nenhuma picape no portfólio. A primeira foi a Duster Oroch, lançada no final de 2015 no Brasil.
A montadora ainda não detalhou quais serão as versões, mas adianta que haverá mais de um tipo de cabine e caçamba maior e menor. A distância em relação ao solo será de 23 centímetros.
A picape terá suspensão do tipo multilink de 5 braços, assistente de partida em rampa e de descida e será oferecida com opção de tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Além disso, haverá câmera 360 graus.
No entanto, ao contrário da Oroch, que tem visual derivado do SUV Duster (da subsidiária romena Dacia), a nova picape tem visual próprio, baseado na identidade da marca francesa. O modelo será global e foi desenvolvido na França, Japão e América Latina. Além de Argentina e México, será produzido em Barcelona, na Espanha.
No mercado brasileiro, a Alaskan deve brigar com as tradicionais Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outras. Ela deverá ser uma das atrações da montadora no Salão de São Paulo, em novembro próximo.