O recall dos airbags da Takata, considerado o maior da história, já atinge mais de dois milhões de carros no Brasil. O objetivo é substituir os itens que possam estar afetados. Até agora 2.103.821 veículos foram chamados no Brasil para resolver o problema dos equipamentos de segurança de forma gratuita. O que revela que esse número de carros foram equipados um tipo específico de airbags da Takata, empresa japonesa, e que pode passar por mudanças na estrutura com o tempo devido a alterações químicas.
Se isso ocorrer, a base da bolsa, que é feita de materiais metálicos pode se partir, jogando fragmentos nos ocupantes do veículo. As lesões ocorridas podem ser graves, ou até mesmo fatais.
Do total dos convocados, mais da metade é de produção da Honda, que já chamou 1.356.670 automóveis, 65% do total. A Toyota é responsável pelo recall de 28,3%, ou 595.688 carros e a Nissan 102.713 (4,9%).
O número impressiona, mas o índice dos que efetivamente trocaram o equipamento ainda é baixo. Nos Estados Unidos 63 milhões de veículos foram chamados, mas até agora somente 8,4 milhões (13% do total) passaram pelo reparo. No Brasil não é muito diferente, até o momento 221.130 carros passaram pelo concerto, pouco mais de 10% do total.