A partir do próximo 1º de julho será vetado em Paris a circulação de carros fabricados antes de 1997. A medida também engloba as motocicletas licenciadas antes de 1999 e faz parte de uma série de mudanças anunciadas pela prefeitura para reduzir o índice de poluição na capital francesa.
A restrição só valerá nas ruas parisienses nos dias úteis. Quem infringir a lei pode ser multado em 35 euros, sendo que a punição aumentará para 78 euros a partir de 1º de janeiro de 2017. O combate à poluição se tornará cada vez mais intenso nos próximos anos. A intenção das autoridades locais é que, a partir de 2020, a proibição atingirá veículos licenciados antes de 2010.
A proibição da circulação de carros com pelo menos 19 anos de idade deve atingir por volta de 10% da frota parisiense. Os automóveis serão identificados com adesivos coloridos colados nos para-brisas, facilitando a implementação das restrições de circulação.
O veto aos automóveis foi uma das ideias da prefeita Anne Hidalgo para tentar diminuir a poluição em Paris. Recentemente, ela proibiu a circulação de carros na badalada Avenida Champs-Élysées todo primeiro domingo de cada mês. Simultaneamente, Hidalgo aumentou a quantidade de zonas restritas à circulação de pedestres em trechos de grande movimento e às margens do rio Sena. Em 2015, Paris sediou seu primeiro “dia sem carro”, que deve ser estendido às cidades vizinhas neste ano.