Estado de Minas TECNOLOGIA JAPONESA

Confira nosso test drive com o Lexus CT200h

Testamos a versão híbrida do modelo que é porta de entrada da marca no mercado nacional. E foram muitas as surpresas


postado em 06/06/2016 11:13 / atualizado em 15/08/2016 15:39

No quesito visual, o CT200h é muito coerente com a esportividade(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
No quesito visual, o CT200h é muito coerente com a esportividade (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Que tal um carro com visual invocado, de porte avantajado, pegada esportiva, mas que consome combustível como se fosse um “popular” puxado por motor de mil cilindradas? Não é pegadinha.  Isso é possível. Claro que para ter esse pacote será necessário desembolsar uma quantia  considerável de dinheiro. É o preço da tecnologia. A Lexus (braço premium do grupo Toyota)  tem uma opção que se enquadra perfeitamente nesse perfil. Trata-se da versão híbrida do  CT200, modelo de entrada da marca no mercado nacional. Neste caso, é bom deixar claro que  “entrada” não quer dizer barato.  O híbrido japonês custa R$ 140 mil em sua versão “menos completa”, que foi a que testamos.


Os carros da Lexus ainda são pouco vistos nas ruas do Nordeste. Com pouco tempo de venda na região, os modelos da marca não são muito conhecidos, o que garante ainda mais exclusividade para o comprador. Não foram poucos: “Que carro é esse?”, que ouvimos durante os dias de test drive com a máquina.


As pessoas não queriam saber apenas o modelo, como também questionavam sobre a marca. Isso indica que a montadora precisa investir mais na sua imagem no Nordeste. Afinal, a compra de um carro envolve confiança no produto para que depois ela se transforme em fidelidade. Ser vinculada à Toyota ajuda muito no caso da Lexus, pois o brasileiro confia muito nos produtos dos japoneses.


E talvez nenhum outro carro da Lexus esteja tão ligado à Toyota como o CT200h. O conjunto de propulsão do modelo é o mesmo que puxa há um certo tempo o Prius, carro híbrido mais vendido do mundo. Trata-se da união entre dois motores: um à combustão (apenas gasolina) e um outro elétrico alimentado por baterias de íons de lítio (ver ficha técnica ao lado).


A tecnologia a bordo do modelo também é boa(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
A tecnologia a bordo do modelo também é boa (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Mas as semelhanças com o primo da Toyota acabam por aí. No quesito visual, o CT200h invoca muito mais esportividade do que o sóbrio Prius. E foi justamente essa a primeira surpresa ao receber o carro na revenda Toyolex. Como não conhecia o modelo, ao primeiro olhar imaginei que se tratava de um superesportivo, ou algo perto disso.  Os desenhistas da Lexus ousaram mais dos que os engenheiros. Mas isso não quer dizer que o CT200h é uma decepção. Muito longe disso.


A segunda surpresa surgiu ao apertar o botão start: nada aconteceu. Conferi se a alavanca do câmbio estava na posição correta, se estava pisando no freio... Estava tudo certo. É que a partida do CT200h é feita apenas pelo motor elétrico. Silêncio total e zero vibração na cabine. O “bebedor” de gasolina é acionado momentos depois, quando o carro já está em movimento.


O hatch da Lexus tem quatro modos de condução: Normal, Eco, Sport e EV. Nos três primeiros, há uma harmonia “sinfônica” entre os dois motores. No Eco, há uma tendência de maior uso do propulsor elétrico. O motor 1.8 é acionado se você precisar de mais potência. É nesse modo que o CT200h fica “chatinho”. Você sente o carro pesado, principalmente nas retomadas. Mas aqui a proposta é economizar gasolina e isso é garantido. Foi neste modo que registramos um consumo perto de 20 km/l, o que é incrível para um carro deste porte.


Já as saídas do Lexus são sempre muito ágeis (em qualquer modo) graças ao torque e potência do motor elétrico, que surgem em sua totalidade no primeiro contato do pé com o acelerador.



Ficha técnica


Lexus CT200h

Motor (combustão)
Número de cilindros –
4 em linha Atkinson
Cilindrada – 1798 cm³
Potência – 99 cv a 5.200 rpm
Torque – 14,5 kgfm a 4.000 rpm

Motor (elétrico)
Potência – 82 cv a 0 rpm
Torque – 21 kgfm a 0 rpm
Motor + Elétrico – 136 cv
Transmissão – CVT

Dimensões (mm)
Altura - 1.440
Largura - 1.765
Comprimento - 4.320
Entre-eixos - 2.600
Peso - 1.465 kg
Tanque - 45 litros
Porta-malas - 375 litros


Na sua casa por:

Preço:
R$ 139.990

 

 

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