A Jeep segue firme nos testes do novo Compass no Brasil. O modelo já foi flagrado rodando nas ruas próximo à fábrica da marca em Goiana e também pelas avenidas recifenses. Porém, conforme o cronograma da marca, o Compass só será oficialmente mostrado pela primeira vez em novembro, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, como estreia mundial. Até lá, os holofotes dos internautas e leitores estarão direcionados aos detalhes exibidos nas “mulas”, carros disfarçados pelas montadoras, que ainda serão lançados.
A previsão do Compass chegar às concessionários é no começo de 2017. São esperadas duas versões de motorização, câmbio e tração (2x2 ou 4x4). A última grande repaginada do modelo ocorreu em 2012, mas o último facelift para o Brasil desembarcou no início de 2014. Na época, o modelo custava a partir de R$ 102,1 mil, numa versão mais completa. Os preços do futuro Jeep pernambucano deverão começar na faixa acima dos R$ 100 mil, no caso na versão 2.0 flex 4x2.
São esperados vários diferenciais do carro, como a estreia do motor 2.0 Tigershark flex de estimados 160 cavalos. O propulsor será acoplado ao câmbio automático de seis marchas, o mesmo utilizado no Renegade 1.8, e sempre com tração 4x2. A base será da picape Fiat Toro, que por sua vez deriva do Renegade, mas com entre-eixos mais curto. Nas versões mais caras, o Compass vai usar o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv, exclusivamente com câmbio automático de nove marchas e tração 4x4. Pelas fotos é possível perceber que o Compass não é tão maior do que o Renegade.
Desenho
Também são observados faróis retangulares e na parte inferior do para-choque haverá um feixe de LED para rodagem diurna, bem acima dos faróis de neblina. A linha das janelas pode lembrar a da Toro, levemente ascendente da porta traseira para trás. O SUV foi flagrado com duas versões de rodas, sendo uma menor e com pneu de perfil mais baixo (certamente mais cara) e uma menor com pneu mais alto (provavelmente a de entrada).
Na traseira, as lanternas serão discretas e posicionadas nas quinas da carroceria, enquanto o vidro da tampa do porta-malas terá a base mais alta. A placa ficará posicionada na tampa, logo acima da maçaneta. O para-choque possui dois refletores na parte inferior da peça. O interior segue guardado a sete chaves, mas a expectativa é que será aplicado no novato uma versão melhorada do painel do Renegade. O Compass é o terceiro carro a sair da linha de produção da fábrica da FCA Chrysler de Goiana e continuará sendo montado nas plantas dos EUA e China.