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Pneus: todo cuidado é pouco

Recauchutar, vulcanizar ou simplesmente comprar um novo pneu? Em tempos de crise, vale a pena refletir antes de gastar


postado em 19/05/2016 14:01 / atualizado em 20/05/2016 13:52

Ter problemas com os pneus do veículo é algo que não agrada nenhum motorista. Muitas vezes o item apresenta necessidade de troca em momentos financeiros não oportunos.  Como o preço de um novo pneu não é nada acessível, evitar ter que comprar outros são medidas tomadas por muitos motoristas. Precauções na hora de dirigir e na manutenção do carro são peças chaves para a longa vida do item.

 

Alinhamento e balanceamento precisam estar na agenda do condutor a cada 8 mil km rodados do carro(foto: João Velozo / DP)
Alinhamento e balanceamento precisam estar na agenda do condutor a cada 8 mil km rodados do carro (foto: João Velozo / DP)
 

 

Em algumas situações, existem soluções no lugar da compra de um novo. No caso de um furo pequeno no pneu, por exemplo, é permitido pelo Inmetro realizar um remendo. Outra circunstância é a que promove a Lei do Desmonte, onde o pneu em bom estado, depois de avaliado pelo Contran, pode ser reaproveitado. Contudo, a prática de recauchutar, vulcanizar e até trocar a bandagem, feitas em muitas borracharias pela cidade, é considerada ilegal pelo Contran e está no CTB que, se autuado, o motorista pode ter o carro apreendido e levar sete pontos na CNH, infração gravíssima.

O geólogo pernambucano Robson Duarte é um dos motoristas que tentam seguir o manual do carro e, em paralelo com a experiência de quinze anos na direção, consegue perceber a hora de fazer manutenções que estão além da cartilha e tornar duradoura a vida dos pneus do seu Nissan Versa. “Nunca deixo pra realizar o alinhamento e balanceamento só na época indicada por tempo ou quilometragem. Faço quando percebo que é o momento certo”, afirma. Duarte completa ainda que procura se atualizar sobre medidas preventivas nas lojas onde faz os serviços.

 

Calibrar o conjunto de pneus toda semana, fazer rodízio e evitar sobrecarga aumentam o tempo de vida útil(foto: João Velozo / DP)
Calibrar o conjunto de pneus toda semana, fazer rodízio e evitar sobrecarga aumentam o tempo de vida útil (foto: João Velozo / DP)
 

 

Para o diretor comercial da Encruzilhada Pneus, Lucas Apolinário, o ideal é analisar primeiro o estado do pneu para poder saber se dá para fazer algum tipo de manutenção ou se a única solução é a troca por um novo. “O remendo sai por R$ 25 reais, já um pneu novo de um Chevrolet Celta, por exemplo, tem o valor de R$ 215, se comprado com a fabricante Firestone. Com a diferença gritante dos dois valores, muitos motoristas primeiro pedem para analisarmos e vermos o que precisa ser feito”, afirma.

O diretor da KD Pneus, loja especializada em vendas de pneus automotivos, Carlos Molina, é taxativo sobre a eficiência dos pneus quando tomadas medidas inteligentes para a sua preservação. “Calibrar semanalmente, fazer rodízio, evitar sobrecarga, manutenção preventiva, utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo e evitar direção agressiva são medidas que aumentam a sobrevida do item”, comenta. Molina destaca que a pressão correta nos pneus também auxilia na obtenção de um desgaste regular da banda de rodagem, prolongando a vida útil do pneu, prevenindo o surgimento de bolhas e dando uma maior proteção contra impactos. “Dói menos no bolso do consumidor a correta utilização e manutenção de todos os itens do veículo”, conclui.




Serviço:
Albuquerque Pneus
Av. Norte Miguel Arraes
de Alencar, 2120
81 3427-6800

Encruzilhada Pneus
Av. Norte Miguel Arraes
de Alencar, 2261
81 3241-1389

Campneus
R. Sen. Fábio de Barros, 351
81 3446-1600

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