Em tempo do aniversário de 40 anos da linha esportiva do hatch, a Volkswagen mostrou a nova versão do Golf GTI Clubsport S. Mas o presente não ficou só na motorização, o modelo também estabeleceu o recorde de velocidade para um carro de tração dianteira na clássica pista de Nurburgring, na Alemanha. A volta em Nordschleife foi feita em 7 minutos 41 segundos e 21 centésimos, que provou que vai ser difícil alcançá-lo nas pistas de competição.
Dentro do capô a diferença fica por conta da nova bomba de combustível, sistema de exaustão esportivo e uma central eletrônica reconfigurada, no já familiarizado motor 2.0 TSI. Essa nova configuração dá ao Golf 310 cavalos de força e 38,71 kgfm de torque que são disponibilizados nas rodas dianteiras através de uma transmissão manual de seis marchas.
De acordo com a montadora alemã, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h. Os números alcançados em Nurburgring só foram alcançados graças ao modo Green Hell, disponível no menu do modo de direção com as características da pista.
Essa versão do Golf, o GTI, é mais leve que a tradicional graças aos dois bancos de competição instalados no lugar dos tradicionais. Para otimizar o peso também foi feita troca de bateria por uma menor e o volante foi substituído por um modelo mais esportivo. O acabamento é na cor preta com costura vermelha nos bancos, painel e cintos de segurança.
Na parte de fora as rodas agora são de 19”. Fora os detalhes aerodinâmicos dos para-choques, existem também luzes de LED, faróis bi xenon e janelas traseiras com película escurecida.
Serão fabricadas apenas 400 unidades do Gof GTI, da quais 100 vão ser exclusivas para clientes alemães.