Estado de Minas

Ford Ranger recebe três estrelas em teste de segurança

Picape recebeu três estrelas, mas o teste não corresponde ao modelo fabricado no Brasil


postado em 18/04/2016 16:10

Depois da divulgação das cinco estrelas da SW4 da Toyota, agora foi a vez da avaliação da Ford Ranger e também do desconhecido Chevrolet Sail (que não é vendido no Brasil) pela Latin NCap. Enquanto o Chevrolet Sail obteve classificação zero estrelas na proteção de ocupante adulto e duas estrelas na proteção de crianças, a Ranger obteve três estrelas para proteção de adultos e 4 para crianças. As provas realizadas, a partir deste ano, ficaram mais rigorosas e passaram a exigir equipamentos como ESP (controle de estabilidade) para ser classificado em cinco estrelas, nota máxima. Outro ponto é que carros equipados com sistemas de frenagem automática recebem premiação.

Enquanto o SW4, que recebeu cinco estrelas, possui cinto de segurança de três pontos em todos os acentos, assim como a nova Ford Ranger, o Chevrolet Sail não conta com essa opção em todas as posições, o que influenciou na nota recebida pela Latin NCap. Já a Sail conta com Isofix, o que deu nota dois no quesito proteção de crianças. Ranger O teste realizado para a picape da Ford foi incompleto, mas a entidade afirmou que a picape oferece boa proteção em impactos frontais e laterais, ancoragem Isofix e cinto de três pontos em todos os assentos. O problema foi o fato do modelo não oferecer o controle de estabilidade como item de fábrica e não ter sido avaliado no teste de poste. Porém, no Brasil a picape é vendida apenas nas versões mais equipadas, todas com controle de estabilidade de série (o que torna a nota inválida para a Ranger vendida no solo brasileiro). É bom ressaltar que na Europa a picape recebeu cinco estrelas pelos testes do Euro NCap.
Chevrolet Sail não vende no Brasil e obteve classificação zero. Lá fora representa Corsa, Classic e Prisma(foto: Chevrolet/ divulgação)
Chevrolet Sail não vende no Brasil e obteve classificação zero. Lá fora representa Corsa, Classic e Prisma (foto: Chevrolet/ divulgação)
Os testes realizados pela Latin NCap comprovam a segurança com simulações de colisões das partes dianteira, traseira e laterais em um objeto deformável que representa outro veículo de mesma massa, a 64 km/h. Dentro do veículo são colocados dois bonecos que representam o motorista e outro adulto no banco da frente e dois representando crianças no banco de trás, em cadeirinhas, sendo uma de três anos e outra de um ano e meio. Os modelos que oferecem o engate Isofix para as cadeirinhas ganham mais pontos.

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