Moab (Utah) - Deserto de Moab. O lugar é um paraíso para os aventureiros. Para crianças, jovens e adultos que encontrarão pela frente um cenário poucas vezes visto em todo o mundo. Rochas, montanhas esculpidas pelo vento, pelo tempo, pelas águas do Colorado.
Lugar de pistas estreitas e um fluxo quase solitário de motocicletas, quadriciclos, picapes e jipes. Na verdade, Jeep. O habitat natural da marca que desde 1941 deixa o mundo dos carros mais divertido.
Na trilha fui piloto e navegador por 7h com poucos intervalos, no tempo a bordo de Grand Cherokee, Wrangler e Renegade o desafio de calcular as fases do trajeto e com as mãos no volante do compacto, similar ao que é feito em Pernambuco, encaramos boa parte do percurso.
O Renegade, por aqui, na versão 75 anos, com motor tigershark 2.4, tem rodagem aro 17 na cor bronze, verde personalizado, a bancada em tecido e os equipamentos de largada do veículo com sistema de multimídia e navegador.
Essa é a proposta do carro para a série limitada, que também será feita em Pernambuco, na virada do semestre, com o recalibrado motor 1.8 (parecido com o acerto mecânico da Toro).
De Jeep, nesse caso tudo fica mais fácil. Dá para ver pelas fotos que a atividade foi intensa do começo ao fim. E bem na divisão do Colorado com Utah, cerca de 25 minutos de carro do pacato centro de Moab está o Parque Nacional dos Arcos.
Nossa estadia no todo terreno, no 4X4. Na diversidade da trilha que revelou lugares que chegam a dar um certo arrepio diante da Revanche do Inferno, por exemplo (Hell's Revenge). As rochas de pontas circuladas por uma rota estreita não permitem erro. Olhar para baixo e não prestar total atenção no comando do veículo pode ser fatal. Importante passar devagar.
Lembro que o Renegade assim como todos os veículos são originais de fábrica, sem preparação, ou seja, o Jeep pernambucano, por exemplo, passaria nesse roteiro feito para todas as possibilidades. O 4X4 radical ficou de fora. O condutor ou navegador, por exemplo, tinha por dever trocar de posição para contemplar o cenário. Eu nunca imaginei Marte mas moradores de Moab dizem que a terra e as rochas vermelhas retratam o planeta vizinho.
Para entrar em melhor sintonia, o estado de Utah, que pouca gente fala no Brasil, é localizado no sudoeste do Estados Unidos. O local é rico em uma geografia que combina o deserto, a vegetação rasteira, de noite estrelada, e formações rochosas que já inspiraram o Cinema.
Imagine que lá onde também passa o Rio Colorado (nome do estado vizinho) os esquiadores vão ao delírio nas montanhas de neve. Utah é cortado de norte a sul pela I-15, estrada que vai de Los Angeles até o Canadá. De lá você pode chegar fácil na famosa Las Vegas, por exemplo.
Mas aqui nada de jogos ou diversão fora do carro. Com o 4X4 sempre ativado enfrentamos todos os tipos de obstáculos. Até mesmo um riacho improvisado que marcou o fechamento do roteiro do Velho Oeste norte-americano. A música country toca fácil nas estações de rádio locais e o celular, ainda bem que vive enquanto estamos na rota das montanhas o tempo todo sem serviço.
*Viajou a convite da Jeep