Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 06/03/2016

Colunista fala sobre a baixa do dólar e as consequências para o mercado automotivo


postado em 07/03/2016 13:40

E agora?
Agora vai? O dólar deu sinais de baixa, a bolsa subiu e o Brasil econômico esbanjou uma nova reação com mais uma etapa da Lava-Jato. O resumo da ópera diz o seguinte para o mercado de automotivo: o consumidor em breve, dependendo dos fatos políticos que travam a economia, poderá recuperar a confiança e o ano da indústria ser um pouco melhor do que o previsto, com queda de pouco mais de 5%, em relação ao ano passado (número que acredito ser um pouco maior).  O sentimento é dos concessionários que estudam a maneira de entrar em uma nova fase de recuperação das vendas avaliando a conduta do cliente bem inclinada aos veículos seminovos (bem novinhos). O segmento dos SUVs compactos não desaponta, a picape Toro já aparece na lista das mais vendidas e deixa claro que uma novidade bem aplicada, com relação de custo-benefício equilibrada, vende. É preciso inovar e quem fizer isso rápido vai ganhar a dianteira.

Jeep Italiana
Marcony Mendonça prepara a inauguração oficial da nova concessionária Jeep na Zona Oeste. Depois de muito tempo só de olho para a Fiat ele dividirá o tempo com a loja mais jovem do grupo da Avenida Caxangá.

Ficou bom
O novo painel do Gol e Voyage, a partir da versão Comfortline, bicolor e com pinta de carro de luxo. Ponto positivo que merece ser destacado. A peça se tornou a mais elegante de todos os modelos do segmento.

Auto Motor
Tem salão de Genebra no programa e muito mais no inédito deste domingo, na TV Clube/Record. Com o fim do horário de verão voltamos para às 10h. Em seguida tem o Pernambuco Sobre Rodas.

Nova Saveiro

Vem aí, maior e diferente da atual. Dizem que estará mais para uma mini Amarok se distanciando da família Gol. Detalhe: o lançamento acontece no dia 16, em Campinas, cidade das apresentações, porque oferece o custo mais baixo para os fabricantes.

Pensando bem
É só visitar a rede Fiat para checar como anda o estado de saúde de carros como Bravo, Palio Weekend e Idea. Modelos que enfrentam concorrentes atualizados e em faixa de preço bem próxima. O fabricante de Betim, na reengenharia da planta, já sabe disso e deverá “anunciar” as mudanças de rumo (ou nós vamos descobrir).

Em terceiro
A BMW começa a colher os números elevados dos seus produtos. O fabricante nacional subiu e como os preços dos modelos. Resultado: Audi em disparada, Mercedes-Benz em segundo lugar e a BMW em terceiro.

Workshop
Conectados com o futuro do mercado, o Shopping do Automóvel promoverá workshop para discutir as ações do futuro e entender o comportamento do consumidor.

Riqueza
Uma dezena de Porsche já deu entrada na oficina para revisão periódica e outra turma agendou visita na nova concessionária do grupo Sttutgart, de Marcel Visconde. Revenda da Imbiribeira abrirá as portas em maio.

 

(foto: FABRICE COFFRINI)
(foto: FABRICE COFFRINI)
 

 

Toyota C-HR
O jipinho, tipo crossover, entrará em cena no Brasil em 2018. Até lá, campo aberto para o Renegade e HR-V. Volks, Chevrolet e Fiat também entrarão no páreo com seus projetos. O C-HR foi destaque da nossa edição de quinta-feira, está no portal Vrum e ficou bem parecido com a proposta de design da família Lexus, divisão de luxo do fabricante.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação