Além de lançamentos que estarão nas ruas, em breve, a mostra da Suíça também reúne clássicos, supermáquinas e curiosidades do mundo automotivo. Destacamos no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que acontece até o próximo domingo, os diferentões, veículos exóticos, que impressionam os apaixonados por automóveis. Confira!
Asas de gaivota
A montadora italiana Pagani, exibiu o seu todo-poderoso Huayra. A principal novidade é o motor V12 retrabalhado para produzir 800 cv. Com dupla embreagem, a transmissão de sete marchas faz trocas em 75 milissegundos, ao invés de 150. O Huayra BC também é 132 kg mais leve, chegando a 1.218 kg. A dieta incluiu elementos de fibra de carbono no interior, escape de titânio e até freios feitos exclusivamente para o modelo. Por último, o Huayra BC também recebeu novos recursos aerodinâmicos, como um novo splitter frontal e saias laterais, um difusor maior e uma asa traseira fixa, além de portas com design de “asas de gaivota”.
Se piscar, perde
Quem imagina um carro com a mesma potência de um avião? A chinesa TechRules trouxe a utopia para a realidade com um elétrico, ainda sem nome, com mais de mil cavalos de potência, capaz de atingir 100 km/h em 2,5 segundos. Segundo a empresa, o conceito percorre cerca de 2 mil quilômetros sem precisar reabastecer, graças a uma microturbina que recarrega a bateria. As rodas são impulsionadas por 6 motores. A TechRules planeja produzir o superesportivo nos próximos anos.
De volta ao clássico
Nem só de lançamentos se faz um Salão. Exemplo é o Alfa Romeo C52 Disco Volante. Para refrescar a memória, trata-se de um ousado roadster com carroceria de alumínio, linhas fluidas e motor 3.0 litros e seis cilindros. A versão apresentada é uma réplica do original, produzido no século passado. No interior, o carro tem acabamento em couro com o estilo italiano.
A cara da riqueza
Bentley é sinônimo de sofisticação. Em Genebra, o Mulsanne Speed, topo, exibiu suas curvas com motorzão 6.2 V8 a gasolina com “singelos” 512 cavalos e 104 kgfm. Achou pouco? Tem a opção biturbo Speed (foto) com 537 cv e 112 kgfm, que atinge 305 km/h. As mudanças visuais se concentram na dianteira da carroceria, feita manualmente, mas manteve o estilo sóbrio.
Pra frentex
Quase 50 anos após a estreia do Méhari, a Citroën ressuscitou o nome do utilitário na forma de um suvinho descapotado elétrico. O modelo ganhou uma versão proposta pelo estilista francês André Courrèges e agora está voltado para o futuro. O descapotável de 4 lugares é 100% elétrico, atinge velocidade máxima de 110 km/h e tem autonomia de 200 km em ciclo urbano.
Paga R$ 3 milhões?
Em se tratando de tecnologia e futuro, a croata Rimac não deixa a desejar com o Concept One, que terá oito carros de produção custando R$ 3 milhões cada. O supercarro de quatro motores elétricos (um para cada roda) com potência de 1.088 cv e torque de 163,3 m.kgf. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 355 km/h.
Pós-modernidade
Herdeiro da primeira geração do Opel GT e do Monza Concept, o esportivo da Vauxhall, do grupo GM, apareceu como um futurista, mas sem esquecer a tradição da marca. O conjunto mecânico inclui motor 1.0 turbo a gasolina com 145 cv de potência e transmissão de seis velocidades sequencial com comandos de patilhas no volante. A Opel diz que o carro não será produzido.