A montadora alemã ousou logo no primeiro dia do Salão de Genebra, com o T-Cross Breeze, um SUV conversível. Apesar de ter sido apresentado no Salão sem teto, a produção do modelo não será conversível. Ele deve chegar as concessionárias na metade de 2018 com o teto fixo e a usual carroceria quatro portas. Porém o tamanho e o design devem ficar bastante parecidos aos exibidos pelo conceito, medindo 4,13 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,53 metros de altura. A medida entre-eixos fica em 2,56 metros.
Criado para substituir o Taigun, o novo T-cross é apresentado como um modelo maior, que antes foi baseado na plataforma do up!, mas foi considerado muito pequeno pela Volkswagen. O T-Cross compartilha também alguns elementos de design com o T-roc, apesar do visual mais quadradão e menos arrujado.
De acordo com a montadora, o SUV chegará ao mercado com um novo motor 1.0 três cilindros turbo da marca, o mesmo usado pelo up! TSI, que abre mão de tecnologias como a injeção direta e o turbo compressor para chegar a um redimento de 105 cv e 16,8 kgfm de torque e habilitado para funcionar com etanol. O utilitário vem equipado com três cilindros a gasolina que pode ser recalibrado para ganhar alguns cavalos a mais de força e liberar 110 cv. As sete marchas e a dupla embreagem vêm do câmbio DSG. Com esforço para diminuir o peso do utilitário para diminuir o consumo de consumo de combustíveis e emissões, o modelo tem cerca de 1.250 kg.