Estado de Minas

Ford vai lançar o novo Fusion

O modelo terá versão unica esportiva, com 330 cavalos e um sistema que detecta buracos na pista; Por enquanto, apenas será vendido no mercado americano


postado em 24/02/2016 16:35

 

(foto: Ford / Divulgação)
(foto: Ford / Divulgação)
 

 

A Ford vai lançar no segundo semestre no mercado norte-americano a nova linha 2017 do Fusion que traz a versão Sport com motor V6 EcoBoost de 330 cavalos. Além da potência e visual esportivo, esse modelo também terá outra grande novidade: um avançado sistema de detecção de buracos na via controlado por computador.

Esse sistema visa ampliar as condições de dirigibilidade, evitando danos causados à suspensão por erosões na pista. Será o primeiro carro da Ford a vir de série com o chamado sistema CCD (“continuously controlled damping”), de controle contínuo dos amortecedores.

Para aproveitar todo o potencial dos 330 cv do motor EcoBoost V6 2.7 e responder rápido aos comandos do motorista, com uma direção mais esportiva, a suspensão é ajustada ao toque de um botão para o modo “sport”, que aumenta o grau de amortecimento. No modo “normal”, ela favorece o conforto no dia a dia.

O sistema é composto por 12 sensores de alta resolução que fazem a leitura da pista para detectar buracos à frente. Esses dados são analisados pelo computador de bordo, que ajusta os amortecedores a cada 2 milissegundos – mais rápido que um piscar de olhos – para responder a cada situação. Desse modo, impede que a roda caia no fundo do buraco e reduz o seu impacto na outra borda. Ao mesmo tempo, ele envia um sinal à suspensão traseira, que assim consegue responder à mesma situação ainda mais rápido.

O especialista em amortecimento continuamente controlado da Ford, Jason Michener, fala sobre o novo sistema. “Às vezes é impossível fugir dos buracos, uma causa comum de desconforto e danos na suspensão. O Fusion V6 Sport será o primeiro da categoria no mercado norte-americano a oferecer essa tecnologia avançada de suspensão, que impede a roda de cair de forma brusca nos buracos”, afirma.

O sistema foi testado e aperfeiçoado no Campo de Provas de Romeo, nos Estados Unidos, em um extenso trabalho que envolveu incontáveis buracos para refinamento do software. Para o motorista do novo Fusion Sport V6, isso se traduz em um carro empolgante nas curvas e com rodagem suave.

 

 

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