Estado de Minas FUTURO

Carro movido à hidrogênio poderá nascer em 2018

A empresa do País de Gales Riversimple mostrou essa semana o protótipo do Rasa, carro desenvolvido com ajuda financeira do governo e que é movido à hidrogênio


postado em 18/02/2016 18:38 / atualizado em 18/02/2016 18:52

O primeiro carro movido à hidrogênio com resíduo apenas de água poderá nascer até 2018. A empresa do País de Gales Riversimple mostrou o protótipo do Rasa, carro desenvolvido com ajuda financeira do governo e que é movido à hidrogênio. O nome do protótipo vem do nome ‘Tabula Rasa’, do filósofo Aristóteles, pelo fato da ideia ter surgido do zero, onde só existia uma folha de papel em branco, uma célula de combustível de hidrogênio e um manifesto sobre sustentabilidade para ajudar a desenvolver a ideia.
 
A partir daí e com um incentivo de 2 milhões de libras (R$ 11,5 milhões) equivalente a do governo galês, a Riversimple desenvolveu o Rasa, veículo movido a hidrogênio, com dois lugares e pesando apenas 580 quilos, quase a metade de um carro popular como o Fiat Uno. Por consumir apenas hidrogênio, o Rasa produz como resíduos somente água e pode fazer até 480 quilômetros com 1,5kgs de hidrogênio podendo atingir quase 100km/h. O projeto foi desenvolvido por engenheiros de Fórmula 1 e da área aeroespacial.
 
(foto: Riversimple / Divulgação)
(foto: Riversimple / Divulgação)
 
 
Apesar da promessa de lançamento para 2018, o veículo não será colocado à venda. O intuito da empresa é apenas alugar os automóveis para os interessados por um determinado limite de quilometragem. Transformando a utilização do carro em um serviço prestado pela Riversimple, onde o interessado irá pagar somente o acordado pelo limite de quilometragem e os demais serviços deveram ser feitos pela própria empresa.
 
O que pode ser vantajoso para os interessados em adquirir o serviço por conta do baixo custo na aquisição e não teria que se preocupar com a depreciação do carro já que no final do contrato o carro volta para o fabricante.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação