Estado de Minas IDENTIDADE PRÓPRIA

Toyota lança nova geração da SW4 com preços a partir de R$ 205 mil

A nova geração do SUV será oferecida ao mercado brasileiro apenas na versão SRX, com capacidade para cinco e sete lugares


postado em 17/02/2016 19:00 / atualizado em 18/02/2016 11:42

Itupeva (SP) - A realidade é outra. De preço e estilo principalmente. A nova Toyota SW4 manteve o apelo de direção robusta com diferenças de suspensão e ruído a bordo. O motor a óleo de 2.8 de 177 cavalos de potência, com 45,9 kgfm de torque, é silencioso e casou bem com o câmbio de seis marchas automático. Em Pernambuco, o utilitário chega através da nova Central de Distribuição da Toyota no Porto de Suape.
 
No acabamento da versão SRX (completa), o SUV está na prateleira com três opções de escolha: gasolina V6 4.0 de 238 cavalos de potência, 38,3 kgfm e média de consumo de 6 Km/l na cidade e os dois modelos a diesel de cinco e sete lugares com número de consumo indicado pela ficha técnica da fabricante de 9 Km/l no urbano. Os preços são R$ 205 mil; R$ 220 mil e R$ 225 mil respectivamente.
 
(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 
 
A SW4 de faróis bi-LED e design moderno infelizmente teve que manter o pneu de estepe embaixo do chassi, contaminando um pouco o visual da elegante traseira. A tampa passa a ser oferecida com abertura automática e travamento com memória de altura. A rodagem aro 18, com retoques pretos, harmonizou o estilo moderno do novo Toyota.
 
Com chassi mais rígido e um trabalho de acústica eficiente, tipo nota dez, o utilitário mostra que ficou muito melhor na estrada, nas curvas e no quesito frenagem. Os caronas do banco do meio vão sentir a diferença. Veículo tem freio a disco nas quatro rodas. Evoluiu nesse ponto e em outros também, como no acionamento eletrônico da tração 4x4 e no controle de estabilidade e frenagem. Ao todo são 7 airbags. 
 
(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 
 
Na cabine, assentos e parte das laterais das portas forradas em couro marrom café (única opção). Painel com nova central multimídia e quadro de instrumentos. O fabricante manteve o volante com parte de madeira assim como a base dianteira do console central. O compartimento de bagagem frontal é refrigerado e a chave sensor dá adeus ao terrível chave facão de mil novecentos e antigamente.
 
 
Ponto negativo e fora de moda são os bancos da terceira fileira. Acredite que continuam pendurados deixando o carro com um pé nos anos 1990. Não concordo. Mesmo recebendo da engenharia informações sobre o dispositivo de um toque (puxada de alça) para levantar as duas poltronas compactas e de carona apertada. O ruído na pista com o carro em rolamento é inevitável, apesar de ter diminuído consideravelmente.
Fora isso, o novo SW4 é completo e gostoso de dirigir. O volante de ajuste vertical e de profundidade tem boa empunhadura e o condutor conta com regulagem de altura do assento para permitir um melhor ponto de direção.
 
(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 
 
O SW4 perdeu aquele jeitão bambo (meio solto) da versão anterior, descontinuada na planta de Zárate, na Argentina, de onde vem o carro. 
A Toyota está entregando pelo preço de mercado de concorrência, por exemplo, um veículo justo e caprichado. Merece nota 8,5, que considero excelente para o tipo de veículo.

*Viajou a convite da Toyota 


Preços:

SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 7A R$ 225 mil 
SW4 4X4 SRX 2.8 TDI 6 A/T 5A R$ 220 mil  
SW4 4X4 SRX V6 6A/T 7A R$ 205 mil
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação