
Para os modelos produzidos no país e na América do Sul, o crescimento das versões com o item de segurança foi de 49,4% em 2015, se comparado com o ano anterior. Entre os importados à venda no país, o aumento foi de 19,9% no mesmo período.
Na categoria dos hatches compactos, 18,5% possuem ESP como item de série e 81,5% não oferecem o sistema nem como opcional. Já na dos hatches médios, 82,5% das versões de fábrica possuem a tecnologia. Nos sedans compactos, 12% das versões analisadas contam com o sistema de estabilidade, enquanto nos sedans médios o percentual é superior: 67%.
No estudo, as picapes compactas lideram como a categoria que menos conta com o item: 89% das versões não são equipadas. Nos veículos esportivos, por outro lado, 81% das versões já saem das fábricas com o sistema. Em 2015, quem optou por um sedan de luxo encontrou o ESP em todas as versões disponíveis no mercado, antes mesmo de pegar as chaves.
“Desde o ano passado, temos notado um esforço maior por parte das montadoras em disponibilizar o ESP na produção dos seus modelos. Embora o item seja obrigatório para todos os veículos somente em 2022, ele representa uma maneira eficaz de dar mais segurança ao motorista caso seja preciso corrigir bruscamente a trajetória do veículo, especialmente em pisos de baixa aderência, como lama ou asfalto molhado”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil.