Estado de Minas COLUNA

Coluna de Taciana Goes: Em tempo de carnaval, beber e dirigir não combina

No último carnaval, tivemos seis mortes e 82 feridos nas estradas federais que cortam Pernambuco


postado em 01/02/2016 09:50 / atualizado em 02/02/2016 11:36

Caia na folia

 

Abuse do aguardente no motor do carro, mas se a calibrada for no condutor, aposte no táxi, coletivos ou caronas de motoristas sóbrios. Mas vale garantir a folia dos próximos carnavais do que terminar os dias de Momo com péssimas lembranças. Principalmente quando o assunto é estrada. No último carnaval, tivemos seis mortes e 82 feridos nas estradas federais que cortam Pernambuco, números maiores que os anos anteriores (4 óbitos e 42 feridos em 2014). A boa notícia é que, no Recife, a quantidade de pessoas presas por dirigir alcoolizadas diminuiu em 2015 (duas, contra 13 de 2014). Mesmo assim, o número dos condutores que acordam para tomar gagau e acelerar ainda foi alto: 103 CNHs foram recolhidas por alcoolemia. No Recife foram registrados 27 acidentes, nenhum com vítima fatal. Na verdade, não se sabe se a fiscalização da Lei Seca está agindo como deveria. O que temos certeza é que a tolerância zero ditou novos hábitos aos condutores de todo o Brasil. No Recife e Olinda, principais polos carnavalescos, turistas e nativos se sentem um pouco mais à vontade para utilizar transporte público, principalmente durante o dia. Fato preocupante ainda é o trânsito na contramão, estacionamentos irregulares e excesso de velocidades, recordistas nas notificações. Vista a fantasia do bom senso, tome doses extras de juízo, abraçe muitos amigos e amores, mas só acelere o seu automóvel se tiver necessidade e apenas se não tiver ingerido álcool.

Bom frevo! 

 

Adeus

O jipe 4x4 mais conhecido de todo o planeta deixou de ser produzido na última sexta-feira. O Land Rover Defenser deverá ganhar um substituto totalmente remodelado. O ícone da indústria automobilística britânica teve proprietários famosos como a rainha Elizabeth da Inglaterra, o músico Paul McCartney e o falecido ator Steve McQueen. Ao todo, foram vendidas 2 milhões de unidades.

Na China

Adiados os planos de expansão da Alfa Romeo devido às incertezas na China. Pelo menos foi o que revelou o CEO da FCA, Sergio Marchionne. Para compensar o “efeito China”, os investimentos serão concentrados na Europa, América do Norte, África e Oriente Médio.

Em Pernambuco

Fiat Toro está seduzindo nos quatro cantos do estado de Pernambuco. Na última sexta-feira, havia uma unidade vermelha parada no bairro de Boa Viagem. Depois do frevo e do maracatu, a nova picape da Fiat com plataforma Jeep será lançada oficialmente para disputar com a acertada Renault Oroch. Briga boa.

Enquanto isso

Renault acerta na pegada da Oroch. Versão 1.6 atende bem nos centros urbanos, com destaque para a suspensão e o conforto no banco traseiro. Caçamba tem opcional de extensor, capaz de transportar até uma moto, mas o espaço sem o item extra já é generoso.

Debute na pista

Novo Ford GT estreou neste final de semana nos EUA, durante as 24 horas de Daytona Rolex, uma das corridas de resistência mais famosas do mundo, em busca da sétima vitória na maratona. O supercarro tem motor V6 EcoBoost com mais de 600 cavalos.

(foto: Ford / Divulgação)
(foto: Ford / Divulgação)


Repaginada

Gol e Voyage chegam agora em fevereiro reestilizados nas lojas. O hatch enfim vai usar o motor 1.0 de 3 cilindros de 82 cv emprestado do Fox e do up!, enquanto o Voyage deve receber o tricilíndrico e como também o 1.6 16V MSI de 120 cv. O 1.6 8V (104 cv) segue em cena nas versões intermediárias.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação