Estado de Minas COLUNA

Coluna de Jorge Moraes: Saiba quais são as novas regras para os quadriciclos

Mudanças feitas pelo Conselho Nacional de Trânsito tornam obrigatório o uso de capacete e emplacamento para quadriciclos


postado em 25/01/2016 14:29

Capacete e placa

O Contran finalmente transformou o quadriciclo em um meio de transporte que deverá ter os equipamentos de sinalização e segurança, para trafegar no trânsito urbano, quando necessário. Importante destacar também a exigência da Carteira Nacional de Habilitação categoria B, o que passará imediatamente um filtro na criançada que pilota, mesmo com a supervisão dos responsáveis. O quadriciclo é pura diversão, já sabe disso quem pilota, como eu, e exige perícia, habilidade e muita responsabilidade. As máquinas deverão ser emplacadas, na traseira, como as motos, para rodar nas ruas. A regra separa o veículo em dois grupos: o primeiro bem parecido com motocicletas, podendo o motor ser movido à combustão ou elétrico, com peso igual ou menor que 400 kg ou 550 kg (quando nesse caso for feito para carga). No caso dos elétricos a ordem é descontar o peso das baterias com o motor revelando potência inferior ou igual a 15 kW (cerca de 20,4 cavalos). Acho também que a medida chegou em tempo para evitar ou diminuir (sendo bem sincero) futuros acidentes envolvendo condutores e passageiros menores de 18 anos, sem uso do capacete, por exemplo, mesmo observando aqueles que demonstram capacidade técnica de pilotagem e muita habilidade com o guidão. Quanto às penalidades para os infratores? Deverão ser aplicadas como orienta o Código de Trânsito.

Auto Motor
Direto do Salão de Detroit o Auto Motor Vrum vai ao ar neste domingo às 8h30, pela TV Clube/Record. Nossa edição irá exibir os principais destaques da mostra norte-americana. O salão destaca modelos que chegarão ao Brasil já nos próximos meses. Espero pela sua audiência.

Toro no dia 15
A Fiat confirmou para os dias 15 e 16 de fevereiro, como antecipou a coluna, o lançamento oficial da picape Toro, feita em Goiana. Evento acontecerá na cidade de Campinas com a presença da imprensa e convidados.

Tem mais um
A Jaguar Land Rover exibirá a elegância da nova silhueta do sedã XF no próximo dia 19 de fevereiro. Modelo já pode ser visto no site oficial da marca e publiquei também no meu instagram @jorgemoraes

(foto: Jaguar / Divulgação)
(foto: Jaguar / Divulgação)


Lexus
Se a Toyota do Brasil der continuidade ao que pensa Akio Toyoda, neto do fundador da Toyota Motor Corporation, Kiichiro Toyoda, e atual presidente e diretor executivo da companhia, a Lexus será uma das grandes marcas de luxo no país. Akio San anunciou que deseja ir além dos Estados Unidos no mercado das Américas e deixou claro em seu discurso no Salão de Detroit.

Sem cinto
Impressiona a ignorância do condutor que não usa o cinto de segurança para dirigir. Também é bola fora aquele que deixa soltos os ocupantes do banco traseiro. Um legítimo gesto de falta de proteção à vida, de ambas as partes.

Mercedes e BMW
Tem GLE e GLC, dois utilitários novos no mercado e que serão apresentados no próximo dia 10. Em seguida, a BMW, no dia 3, vai lançar o X1 nacional. Começou o ano das apresentações e seus modelos 2017.

Tá acabando
Termina neste domingo a exposição que rende homenagem ao Fusca, aniversariante no Brasil no dia 20 de janeiro. O evento é realizado pelo clube dos “queridos besouros” no Auto Shopping Recife, na Imbiribeira. Na entrada, a dica é depositar 2 kg de alimentos não-perecíveis.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação