“As máquinas são feitas de sangue, cérebro e suor”. A frase é do inesquecível Enzo Ferrari, fundador da escuderia do “cavalo rampante”. Nos corredores do Cobo Hall, que sedia o Salão do Automóvel de Detroit, os predicados de um supercarro descritos pelo mestre italiano provam-se atemporais. Inteligência, obstinação e muito trabalho são a fórmula para criar o que a indústria automotiva tem de melhor. Se o mercado fosse uma selva, os esportivos seriam os leões. Escutamos o rugido das feras de perto. Conheça-os.
Ferrari 488 GTB
Enzo, grande entusiasta de motorizações imponentes, certamente não se decepcionaria com a Ferrari 488 GTB. O nada modesto motor V8 Turbocharged 3.9 litros rende 660 cavalos de potência. A bruteza da mecânica é conciliada ao charme da carroceria curvilínea, com forte
estrutura em alumínio.
BMW M2 Coupe
Esse chega ao Brasil em novembro. A BMW não confirma o preço do carro por aqui, mas nos EUA ele custará cerca de US$ 53 mil (R$ 210 mil numa conversão simples). O valor é justificado pelo 3.0 TwinPower Turbo de 365 cv combinado ao câmbio manual de seis marchas com opcional de transmissão de dupla embreagem de sete velocidades.
Aston Martin Vanquish
O cupê de contornos precisos foi montado sob a plataforma VH, de alumínio e fibra de carbono. Puxado pelo motor 6.0 V12, o carro rende 565 cavalos de potência, atinge velocidade máxima de 295 km/h e precisa de apenas 4,1 segundos para chegar aos 100 km/h, partindo do zero. A transmissão é sequencial de seis velocidades.
Lexus LC500
A versão de produção do conceito LF-LC recebeu faróis triangulares de LED, grade em formato de X e spoilers suaves. O olhar 43 do cupê de duas portas é combinado à pegada forte das rodas de 20’’ ou 21’’. O interior aguça o instinto de competição do motorista, com cluster personalizado e alavanca da transmissão do tipo joystick.
Mercedes SLC 43
A montadora investiu em economia de combustível para entregar um carro que emitisse menos poluentes. A cada quilômetro rodado, o SLC libera apenas 178g de emissões. O modo de condução Eco também favorece o meio-ambiente. Na segurança, destaque para o freio auxiliar, capaz de detectar colisão a baixa velocidade e realizar a frenagem.
Chevrolet Camaro SS
Um dos destaques dessa versão do Camaro são os freios Brembo de 13,6 polegadas, rotores dianteiros com pinças de quatro pistões, que dão segurança ao motorista que se aventurar a tentar domar o V8 de 455 cavalos. A versão carrega um rasgo vermelho na extremidade superior do capô, cor do detalhe das rodas e grade dianteira.