Estado de Minas MERCADO

Veja as novidades automotivas para 2016

Montadoras preparam repertório de novidades para disparar no mercado e melhorar cenário do segmento automotivo


postado em 04/01/2016 13:54 / atualizado em 04/01/2016 18:41


Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em novembro de 2015, foram emplacadas 311.463 unidades, 26% menos do que foi registrado no mesmo período de 2014 (420.945). No acumulado dos quatro primeiros meses, o ano que não deixou muitas saudades no setor automotivo vendeu 893.752 veículos nos quatro primeiros meses de 2015, o que significou uma queda de 19,9% em relação a 2014. Além disso, as expectativas da Fenabrave para 2016 não são nada animadoras: a entidade espera queda de 5,2% dos negócios. Apesar disso, várias montadoras vão promover lançamentos no Brasil e no mundo.Como cada novidade é uma centelha de esperança para nossa economia, resolvemos começar o ano numa corrente positiva. Conheça os modelos que vão movimentar nosso mercado:

 

(foto: Fiat/Divulgacao)
(foto: Fiat/Divulgacao)
 

 

A enorme curiosidade da imprensa internacional e dos apaixonados por veículos em torno da primeira picape média da Fiat está com os dias contados. A pernambucana Toro será lançada no começo desse ano e vai compensar a demora para chegar ao mercado com inovações como a tampa da caçamba aberta para os lados (não para baixo), uma mão na roda na hora de acomodar cargas maiores e mais pesadas. Sob a mesma estrutura do Renegade, a novidade vai se destacar pelas linhas modernas na dianteira, onde serão instalados faróis similares aos da Cherokee. Na versão Volcano, o motor 2.0 de 170 cavalos será acompanhado por tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.

Alegria

 

(foto: Pedro Bicudo/Divulgacao )
(foto: Pedro Bicudo/Divulgacao )
 

 

Especula-se que a nova Ford Ranger chegará ao Brasil no primeiro trimestre deste ano. No último Salão de Frankfurt, a picape apareceu com o pacote Wildtrack, que oferece grade metálica dianteira, para-choques, retrovisores, maçanetas, tomadas de ar laterais, barras laterais, santantônio e as máscaras das luzes traseiras com pintura preta. A esportividade é reiterada pelas rodas de 18" de design exclusivo, luzes de neblina retangulares e bancos com detalhes e costura na cor laranja. Os motores motores 2.5 flex de 173 cavalos e 2.2 diesel de 150 cv com tração 4x4 devem receber poucas mudanças.

Força

 

(foto: Toyota/Divulgacao )
(foto: Toyota/Divulgacao )
 

 

A SW4, montada sob a mesma plataforma da Hilux, estará nas concessionárias da Toyota entre o fim de fevereiro e o começo de março. Apesar disso, o utilitário esportivo recebeu um desenho diferente daquele que se pode ver no irmão. O Fortuner, como é chamado o carro no mercado asiático, foi apresentado ano passado com dianteira agressiva e faróis afilados, além de traseira com lanternas ultrafinas e régua cromada. Adequado à nova identidade visual da marca, o possante é movido pelo motor 2.8 16V turbodiesel de 177 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque. Estarão disponíveis para algumas versões a tração 4x4 e o câmbio automático de seis marchas.

Ousadia

 

(foto: Honda/Divulgacao)
(foto: Honda/Divulgacao)
 

 

O novo Civic foi concebido a partir de uma plataforma completamente nova. Por isso, o carro ficou 5 cm mais largo e 2,5 cm mais baixo, além de ter ganho 3 cm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas aumentou quase 74 litros. Tudo isso aumentou o espaço interno e rebaixou a posição de dirigir. No Brasil, o Civic será equipado com motor 1.5 VTEC turbo de 174 cavalos de potência, inicialmente movido apenas a gasolina. As opções flex são o 1.8 (o mesmo que move o HR-V), que rende 139 cv com gasolina e 140 cv com etanol, além do 2.0 de 150 cv a gasolina e 155 cv a etanol. Graças aos sistemas de injeção direta e controle eletrônico de sincronização e abertura das válvulas, a linha VTEC Turbo é capaz de promover economia de 5% a 10% de combustível em relação aos motores aspirados.

Intuição

 

(foto: Kia/Divulgacao )
(foto: Kia/Divulgacao )
 

 

Tudo indica que a quarta geração do Kia Sportage chegará ao Brasil este ano. O SUV está 4 cm mais comprido, além de ter ganho três centímetros de entre-eixos e 98 litros de capacidade no porta-malas. Além de espaço, a cabine ganhou sofisticação, com bancos revestidos de couro e detalhes cromados, que aparecem nas portas e nas saídas de ar-condicionado. A dianteira recebeu faróis mais integrados à grade redesenhada, enquanto a traseira teve as lanternas reduzidas. As luzes diunas agora são de LED. Para quem não dispensa a condução esportiva duas boas novas: o novo Sportage oferece opção manual da transmissão de seis marchas e volante de pegada firme, que favorece a reação rápida aos comandos.

Equilíbrio

 

(foto: BMW/Divulgacao )
(foto: BMW/Divulgacao )
 

 

 A reestilização do Série 3, primeiro modelo a ser produzido na fábrica de Araquari (SC) chegará ao Brasil em maio. Dentre as alterações discretas do sedã mais popular da BMW, estão o resenho dos detalhes do para-choque e as lanternas passam a contar com novos desenhos internos. O visual harmonioso é combinado ao motor flex desenvolvido especialmente para o país, de 184 cavalos ou 245 cv. Uma terceira opção a gasolina rende 306 cv.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação