Estado de Minas ORGANIZAÇÃO

Dirija sem bagunça

Excesso de malas e objetos soltos podem prejudicar a visibilidade e comprometer a segurança dos ocupantes


postado em 31/12/2015 10:00

Chega final de ano e para comemorar o réveillon muitas pessoas viajam para reunir a família e amigos. Antes de pegar a estrada, é imprescindível tomar os devidos cuidados com o carro. Desde a manutenção preventiva ao que vai transportar no veículo, tudo precisa ser observado. É nessas viagens que os donos constumam “testar” a capacidade do porta-malas.
 
Às vezes, no entanto, a quantidade de bolsas e objetos transportados é tanta que pode comprometer a segurança. O mais comum é o motorista colocar os objetos de qualquer jeito, sem a menor preocupação. Desse modo, o que vemos nas rodovias brasileiras são veículos trafegando abarrotados de sacolas, mochilas e malas por todos os lados. O vidro traseiro desaparece e muitos objetos ficam soltos. Um perigo. 
 
Elisa Alencar costuma locar o carro de presentes nas viagens ao Sertão, mas pretende diminuir a bagagem(foto: Elisa Alencar / Divulgação)
Elisa Alencar costuma locar o carro de presentes nas viagens ao Sertão, mas pretende diminuir a bagagem (foto: Elisa Alencar / Divulgação)
 
 
É o caso da funcionária pública Elisa Alencar, que costuma viajar cerca de 800km para visitar os familiares no Exu, Sertão pernambucano. “Amo presentear! E tenho que dar alguma 'lembrancinha' a todo mundo. Por isso, meu carro costuma ficar lotado de bagagens, porque levo muitos presentes”, conta a viajante, que não deixa de agradar seus parentes.
 
É importante saber que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, obstruir a visão do retrovisor interno de veículos de passeio é uma infração grave (5 pontos na CNH) e a multa é de R$ 127,69. Além disso, o peso extra pode comprometer a suspensão do seu carro. 
 
Para a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Semíramis Queiroz, preocupar-se como as bagagens que estão sendo transportadas é muito mais uma questão de segurança do que de prevenção de gastos. “Antes um prejuízo financeiro a um problema mais sério. As pessoas costumam pensar mais em multa, por isso algumas ignoram. Mas, na verdade, é necessário se preocupar primeiramente com a segurança pessoal”, comenta. 
 
Motociclistas têm porta-bagagem apropriado que comporta ao menos um capacete e pequenos objetos, como carteiras e celulares(foto: Julio Jacobina / DP/ D.A PRESS)
Motociclistas têm porta-bagagem apropriado que comporta ao menos um capacete e pequenos objetos, como carteiras e celulares (foto: Julio Jacobina / DP/ D.A PRESS)
 
 
Elisa reconhece que seu costume é um equívoco, mas promete mudar de atitude. “Sei que estou errando, mas quero me educar em relação a isso. Vai ser uma difícil mudança, já que vou ter que reduzir meu hábito de presentear. Mas com esforço, eu consigo”, promete a funcionária pública.
 
Carregar objetos desnecessários acaba demandando mais tempo na organização, mas também compromete o bolso, já que consome mais combustível. Quem sabe em 2016, a sua bagagem seja mais fitness. 
 
Uma opção para organizar a bagunça diária de dentro do automóvel é adquirir bolsas apropriadas encontradas no mercado, como este da ZotLuz(foto: Zotluz / Divulgação)
Uma opção para organizar a bagunça diária de dentro do automóvel é adquirir bolsas apropriadas encontradas no mercado, como este da ZotLuz (foto: Zotluz / Divulgação)
 
DICAS
 
1 - Faça listas relacionando tudo o que você vai precisar na viagem. Assim terá noção de tudo que será transportado e saber onde colocar cada coisa em seu lugar;
 
2-Evite arrumar as malas às pressas. Faça tudo com tempo e organização, pensando no que deve deixar a mão em caso de emergência;
 
3- Deixe em casa tudo o que for desnecessário. Qualquer quilo a mais pode influenciar no consumo de combustível;
 
4-Cuidado com latas de refrigerante e garrafas de água. Se não estiverem bem encaixadas podem escapar, rolar para os pedais do motorista e ocasionar um acidente;

5- No caso de brinquedos para as crianças, leve somente aqueles que cabem nos compartimentos internos do carro.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação