Um mês depois do lançamento nas revendas, a Peugeot apresenta no Recife o sedã 408 com otimismo para 2016. Reforçado com equipamentos de série, o modelo retocou a maquiagem, incrementou a tecnologia e colocou o salto alto para agradar quem busca sofisticação a bordo. O modelo fecha o ciclo de renovação da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, com preços de R$ 75.990 (versão Allure) e R$ 86.990 (Griffe). Mesmo com preço pouco convidativo, a meta é disputar com Toyota Corolla e Honda Civic, já que com a lista de equipamentos, o carro fica mais competitivo.
Disputar um segmento no qual os japoneses imperam há anos precisa de força principalmente no visual. E nisso, a montadora sabe o que faz. Destaque para a dianteira do 408, que ganhou novo para-choque e faróis de máscara mais afinados. A grade cromada e as luzes diurnas de LED, assim como as rodas de 17 polegadas, completam o conjunto.
São duas opções de motores, o 2.0 de entrada (151 cavalos com etanol) e o turbo THP (com 173 cavalos). Na lista recheada de equipamentos, ar-condicionado bizone desde a versão básica. A central multimídia foi reposicionada, ficou mais baixa, justo porque passou a ser touchscreen. A tela também tem câmera de ré e os sistemas Mirror Link e My Link Peugeot.
A cabine ganhou melhoras na acústica. Alarme, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, regulador e limitador de velocidade completam o sedã. As opções de cores refletem o comportamento do consumidor do Peugeot 408, mais sóbrias: grafite, branca (com uma opção perolizada), preta e cinza.
No Brasil
“A marca está cada vez mais premium, com carros mais equipados, para atender um cliente em busca de sofisticação”, explica o diretor de relações externas da Peugeot, Marcus Brier. Por essas e outras, a montadora não amarga prejuízo na atual conjuntura econômica. “Os investimentos continuam e já tínhamos adequado à produção a essa proposta”, relata Briet. Para captar novos clientes e garantir a fidelidade dos antigos, a Peugeot está oferecendo três anos de revisão gratuita além de bônus de R$ 5 mil, que pode ser utilizado em acessórios ou mesmo no pagamento do IPVA.