Mendonza (Arg) - Na rua, na chuva ou na fazenda. A Hilux é pau para toda obra. A música de Kid Abelha bem que poderia ser a inspiração da oitava geração da picape da Toyota. Bem arrojado, o utilitário recebeu um up no visual e força na motorização. Suas versões foram mais incrementadas e ainda ganharam mais uma opção, a SRX, topo de linha. O modelo chega às lojas no próximo 18 e a partir do dia 30 virá via nova Central de Distribuição da Toyota, em Suape, o que deve agilizar o tempo de espera.
Com pinta de carro grande de passeio, a Toyota oferece conforto para os ocupantes e disposição para enfrentar aventuras na lama, incluindo altos declives. Os preços variam de R$ 114.860 a R$ 188.120. Neste primeiro momento só serão vendidas as motorizações a diesel, já que a versão flex será lançada apenas no segundo semestre de 2016.
Ao todo são 6 versões, que foram reposicionadas, e todas têm tração 4x4 e motor 2.8 l. O câmbio passou a ter seis velocidades e tem opção automática a partir da SR, modelo que custa R$ 162.320 e deverá ser a preferência do consumidor.
O teste da picape foi radical. O carro ficou inclinado em ângulos extremos e manteve a firmeza nas descidas e momentos de passagens nos terrenos repletos de lama. Mas o consumidor do Toyota também aprova o modelo para uso urbano. Por isso, o interior recebeu atenção especial e ficou muito parecido como o do Corolla, mais sofisticado. Aquela entrada de ar do intercooler bem em cima do capô foi eliminada. As versões SR, SRV e SRX têm porta-luvas refrigerado.
De frente, a picape ganhou um paralama mais largo, por ter incorporado à grade. O carro cresceu um pouco e passageiros do banco traseiro irão perceber, já que ganharam 3,5 cm de espaço no joelho. Na top, os faróis são de LED e tem ajustes de altura, enquanto as outras virão com faróis de halogênio. Os de neblina só na SRV e SRX. Nas dimensões, aumento no comprimento (+ 7 cm) e 2 cm na largura. As rodas de liga leve 18 polegadas compõem a SRX; as outras calçam 17''.
A traseira ficou charmosa com abertura da tampa cromada e câmera de ré. A capacidade de carga melhorou com ganhos na dimensão - largura (+2,5 cm) e altura (480 mm) - e reboque que suporta até 3,5 toneladas.
Todas as versões têm freios ABS com EBD e assistente de frenagem emergiriam. Já o controle de estabilidade, que evita derrapagem e capotamento, será de série nas versões SRV e SRX.
Preços:
Chassi 6M/T R$ 114.860
Cabine simples 6 M/T R$ 118.690
STD 6 M/T R$ 130.960
SR 6 A/T R$ 162.320
SRV 6 A/T R$ 177 mil
SRX 6 A/T R$ 188.120