Estado de Minas RENOVAÇÃO

Mudanças pontuais no novo Hyundai HB20

HB20 passa por facelift e ganha mais itens de série, além do câmbio de seis marchas na versão premium


postado em 24/09/2015 13:05

Atibaia (SP) – Quem comprou o Hyundai HB20 de 2012 para cá, ainda respira aliviado com a garantia de cinco anos. Mas a montadora resolveu antecipar-se e apresentou o facelift do hatch brasileiro. As mudanças visuais são sutis, mas valorosas. De novidade, o câmbio de seis marchas na versão premium, tanto no câmbio manual quanto no automático, e mais itens de série, como rádio com bluetooth desde a versão mais básica. As versões sedã HB20 S e a aventureira HB20 X irão esperar para serem renovadas, provavelmente até o fim do ano.


O desenho do modelo mais vendido da Hyundai no Brasil (e feito exclusivamente para este mercado) adotou o design global. Umas espichadas no farol, mexida no para-choque traseiro, nova grade na dianteira e, pronto, você deve estar perguntando: vale à pena trocar o meu HB20 antigo? Se você é antenado em tecnologia e está disposto a pagar um pouco mais, a resposta é sim. Mas acredito que o desafio da Hyundai, que já é a 5ª montadora do mercado brasileiro), é ampliar ainda mais o seu leque de consumidores e atrair compradores de Chevrolet Onix e Volkswagen Fox, por exemplo.

(foto: Hyundai/ divulgação)
(foto: Hyundai/ divulgação)

Duas novas cores, um tom de prata e outra bronze. Por dentro, apenas a versão premium tem direito ao pacote de couro, bem sofisticado e diferente de modelos deste segmento. Na verdade foi esta versão a mais incrementada que ganhou mais dois airbags (são quatro agora), novos faróis projetores, ar-condicionado digital e retrovisores rebátiveis. A luz de ré passou para baixo, dando uma mudança no visual, mas só nessa versão superior. O motor 1.6 também ganhou sistema de partida a frio e eliminou o tanquinho adicional de gasolina da dianteira, que promete economia de combustível de 6,5%. Pena essa mudança não incorporar o 1.0.

Luz de ré foi reposicionada, dando uma mudança no visual da versão superior(foto: Hyundai/ divulgação)
Luz de ré foi reposicionada, dando uma mudança no visual da versão superior (foto: Hyundai/ divulgação)

Na prática, a mudança no câmbio é pouco sentida, mas oferece mais disposição nas ultrapassagens. Fica mais confortável a direção, mas o motor ainda “grita” um pouco. O propulsor 1.0 continua também como boa opção. E o HB 20 segue com a proposta de ser um modelo bem completo já nas opções de entrada.
Conectividade reforçada através da nova central multimídia blueMedia, compatível com Car Link e Apple CarPlay(foto: Hyundai/ divulgação)
Conectividade reforçada através da nova central multimídia blueMedia, compatível com Car Link e Apple CarPlay (foto: Hyundai/ divulgação)

Tecnologia
Outra novidade do HB20 reestilizado é a maior conectividade com smartphones. A central multimídia blueMedia agora é compatível com os aplicativos Car Link e Apple CarPlay, sendo possível espelhar conteúdo do celular na tela do aparelho. Mas essa tecnologia é um opcional, que pode pesar no fechamento da compra, apenas na versão premium.
O recurso é bem interessante, já que os motoristas estão cada vez mais conectados e arriscando vidas no trânsito. Com o espelhamento do aparelho, vários apps aparecem na tela do carro de 7 polegadas. Waze, Google Maps, Onde Parar, rádios digitais e reprodutores de música estão liberados inclusive com o carro em movimento. Facebook, WhatsApp, Twitter, por exemplo, apenas com o veículo parado, assim como todo o conteúdo do celular.
Versão premium ganhou mais dois airbags laterais, além dos dois dianteiros (foto: Hyundai/ divulgação)
Versão premium ganhou mais dois airbags laterais, além dos dois dianteiros (foto: Hyundai/ divulgação)

Preço
Enquanto o mercado amarga queda de até 24% no volume de vendas de veículos, a Hyundai respira fundo com 8% de aumento no período de janeiro a agosto deste ano. A subida do dólar afetou o preço do carro, que já passou por aumento no início do ano. A versão de entrada Comfort 1.0 custava R$ 37.795 (janeiro/2015) e a partir de 10 de outubro, quando será vendido o modelo 2016, passará a R$ 38.995. Lembrando que no seu lançamento em 2012, o HB20 custava R$ 31.995, preço bem mais competitivo. Já a versão premium, top de linha, custa R$ 59.445 com pintura sólida. Se adicionar bancos de couro (R$ 1.590) e a central multimídia bluemidia (R$ 2.500), o valor sobe para R$ 63.535. Veja tabela completa.
Novo acabamento interno em couro marrom é top(foto: Hyundai/ divulgação)
Novo acabamento interno em couro marrom é top (foto: Hyundai/ divulgação)

VERSÕES

Comfort 1.0 – R$38.995
+ travas elétricas e vidros elétricos dianteiros; Som com bluetooth;

Comfort Plus 1.0 – R$ 42.595
+ calotas de 15’’, retrovisores elétricos com repetidor de seta e acabamento preto na coluna B;

Comfort Style 1.0 – R$46.345
+ rodas de liga leve de 15'', vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para subida e descida com comando na chave, lanternas traseiras Clear Type;

Comfort Style 1.6 – R$ 51.845
+ rodas de liga leve de 15'', faróis com projetor e LightGuide de LED, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para subida e descida com comando na chave, lanternas traseiras Clear Type

Comfort Style 1.6 Automático – R$ 55.845
+ câmbio de seis marchas, rodas de liga leve de 15'', faróis com projetor e LightGuide de LED, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch para subida e descida com comando na chave, lanternas traseiras Clear Type

ComfortPlus 1.6 – R$ 48.745
+ câmbio de seis marchas

Comfort Plus 1.6 AT – R$ 52.745
+ câmbio automático de seis marchas

Premium – R$ 59.445
+ câmbio automático de seis velocidades, ar-condicionado digital automático, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com projetor e LightGuide de LED, airbags laterais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação