As picapes do futuro? Não. Do amanhã, do próximo ano quando serão lançadas no mercado brasileiro. Ford Ranger reestilizada, Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier estão na mira do público-alvo que conhecerá também o utilitário Fiat Toro, que será feito em Goiana e vendido a partir de fevereiro.
O Salão de Frankfurt que abriu as portas na última quinta-feira e acontece até o dia 27 é destaque do portal Vrum e das nossas últimas edições impressas. A mostra reserva também espaço para um terreno que o europeu não é muito entrosado.
A Ranger ganha prestígio de Edge com sensores frontais e traseiro, conjunto de faróis e grade modificado. Rodas e estribos também são novos. O espaço da cabine está mais para automóvel com conforto e conectividade. O novo Sync estará conectado ao mundo da internet. O fabricante não revela oficialmente se irá modificar os motores a óleo e o flex 2.4. Na bienal alemã, a picape é apresentada no pacote Wildtrack (mais aventureiro).
L200 Triton. Atrasou um pouco a chegada da picape ao Brasil, mas a versão renovada vai pintar no país com status superior ao atual modelo feito no país. Aqui na Alemanha ela repete a apresentação feita em Genebra com o motor diesel 2.4 de 184 cavalos de potência. Ao design, na minha opinião, faltou a frente ser igual a do novo Outlander ou Pajero Sport.
Quanto a nova Frontier (na Europa chamada de Navarra), a Nissan poderá ter os holofotes das Olimpíadas do Rio de Janeiro para começar o trabalho de apresentação da renovada picape. A plataforma do veículo será dividida com a Renault que produzirá o Alaskan e a Mercedes-Benz sua versão de caçamba. Tudo isso a partir de 2018 vindos da planta de Córdoba. Por enquanto, a 12a geração da Frontier virá importada do México com seu conjunto mecânico a diesel de 188 cv. Em junho, a Nissan apresentou o veículo no Salão de Buenos Aires, sem permitir acesso ao seu interior.