Estado de Minas SALÃO DE FRANKFURT

Jaguar exibe o F-Pace na Alemanha

Crossover tem pacote de entretenimento e garante diversão para passageiros


postado em 14/09/2015 14:54

Frankfurt - A inglesa Jaguar entra definitivamente para o segmento que mais cresce no mundo dos automóveis com o F-Pace (#FPACE), apresentado um dia antes da abertura do mundial de Frankfurt, na manhã desta segunda-feira. O carro tem alma de F-Type, é 80% de alumínio e chegará ao Brasil na segunda metade do próximo ano, depois do novo XF. Faixa de preço mais de R$ 300 mil.

Acerto frontal com faróis de LED e linha de cintura esportiva (foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)
Acerto frontal com faróis de LED e linha de cintura esportiva (foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)

Visualmente implacável. O crossover de estilo esporte rasga o clássico terno inglês e segue a linha divertida do XE, carro de entrada da marca, por exemplo. Pesquisa interna do fabricante aponta para novos consumidores, cerca de 90%, vindos das alemães Audi, BMW, Mercedes-Benz e até mesmo Porsche (nesse último caso, duvido um pouco).

Sem desmerecer a novidade inglesa, a Porsche está em um patamar mais alto. Mesmo o SUV Macan estando na mira do Jaguar, creio que adversários mesmo serão Audi Q5, BMW X5, Mercedes ML e Volvo XC 90. O Range Rover Sport da "família Tata Motors" também dona da Jaguar é maior que o novo SUV e fica de fora dessa linha de combate.
Traseira remete ao F-Type(foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)
Traseira remete ao F-Type (foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)

Pela performance, o motor V6 de 360 cv será o chefe da carroceria e virá acompanhado da sigla S de Sport e da tração AWD. A suspensão integral link, de modo adaptativa, pode ser controlada pelo toque na tela do sistema multimídia.

Na prática, o motorista escolherá como deseja dirigir. De maneira mais suave, automática ou arrojada. A rodagem é de encher a caixa. Aro 22 com pneus de alta performance 265/40. Os motores ingenium 2.0 a óleo de 180 cv, novo e que, no próximo ano, equipará todos os modelos do grupo no Primeiro Mundo, na região Nordeste naturalmente deverá ser o mais desejado. A transmissão automática é de oito velocidades.
O painel também exibe elegância sem extravagância(foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)
O painel também exibe elegância sem extravagância (foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)

Anote esse comando: active safety. As palavras em bom português significam sensor detector de pedestre, aplicado também no XC90 da Volvo, criadora da tecnologia. O quadro de relógios do painel full LED elimina a presença dos mostradores analógicos e mostra que será uma tendência global em matéria de bem-estar visual e segurança também.

Tudo literalmente na frente do motorista. O painel também exibe elegância sem extravagância. Bolsas de ar no teto, frontais e laterais fazem parte do pacote de proteção que conta com controle de tração, frenagem, estabilidade.
Aro 22 com pneus de alta performance 265/40(foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)
Aro 22 com pneus de alta performance 265/40 (foto: Jorge Moraes/ DP/ D.A Press)

A tela de 10 polegadas oferece aplicativos de entretenimento, navegação e conecta algumas funções com o Apple Whatch. O sistema é moderno e ainda pode virar um roteador com internet a bordo para os passageiros. O processador mostra velocidade para os toques dos comandos.

As câmeras dão um giro de 360 graus no veículo. A chave pode ser guardada a bordo e através de uma pulseira o condutor poderá abrir todas as portas. O sensor fica na letra J na tampa traseira.

Com cinco lugares o F-Pace permite conforto na segunda fileira de assentos com ajuste elétrico das costas do banco e do apoio de cabeça. Para o bem estar da telefonia quatro portas USB e quatro tomadas 12V.

O visual? Acho que dispensa comentários. Acerto frontal com faróis de LED, linha de cintura esportiva e traseira que remete ao F-Type.

Viajou a convite da Jaguar

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação