Estado de Minas TEST-DRIVE

Lexus RX 350: Sem medo de ousar

SUV de R$ 301 mil é para quem deseja um carro de luxo e quer fugir do 'lugar comum' das marcas alemãs


postado em 17/08/2015 12:17

"Que carro é esse?". Responder essa pergunta a todo momento é um dos 'prazeres' dos proprietários de Lexus, marca de luxo da Toyota. Oficialmente no Brasil desde 2012, começa a aparecer mais no mercado apostando nos SUV, entre eles o RX 350 F-Sport, um dos primeiros a desembarcar. Mesmo assim, o design exótico ainda causa estranheza num dos atributos alardeados pela Lexus: a exclusividade que chama atenção.
Para quem ainda não conhece detalhes da marca, um mini-guia: o numeral após a sigla refere ao tamanho do motor. Nesse caso, temos um 3.5 V6, com 277 cavalos de potência máxima e torque de 35,3 kgf.m. O câmbio é manual de seis velocidades e a tração é integral permanente. Com o pacote F-Sport, o preço sugerido é de R$ 301.350.

Linguagem de estilo da Lexus tem grade em formato de trapézio(foto: Thiago Ventura/EM/D.A. Press )
Linguagem de estilo da Lexus tem grade em formato de trapézio (foto: Thiago Ventura/EM/D.A. Press )


Para quem ainda não conhece detalhes da marca, um mini-guia: o numeral após a sigla se refere ao tamanho do motor. Nesse caso, temos um 3.5 V6, com 227 cavalos de potência máxima e torque de 35,3 kgfm. o câmbio é manual de seis velocidades e a tração é integral permanente. Com o pacote F-Sport, o preço sugerido é de R$ 301.350.

A linha RX da Lexus foi a primeira de SUV de luxo no mundo, com o RX 300 de 1997. Nesta terceira geração que o Vrum teve acesso, o carro exibe a segunda reestilização, já com a nova linguagem da marca. A dianteira é imponente, com a grade em formato de trapézio e os faróis de xenôn no formato de ‘L’. O conjunto resulta num design incomum. Com o pacote F-Sport, a grade tem formato de colméia, para-choques encorpado e luzes diurnas de LED.

RX 350 F-Sport tem tração integral permanente e rodas 19 polegadas(foto: Thiago Ventura/EM/D.A. Press )
RX 350 F-Sport tem tração integral permanente e rodas 19 polegadas (foto: Thiago Ventura/EM/D.A. Press )


Na lateral, vincos agressivos seguem a receita de linhas ousadas. As rodas aro 19 tem tom grafite e as lanternas traseiras são em LED. No teto, um rack funcional. O grandalhão pesa 2.085 kg. Voltada para concorrer com marcas premium como Mercedes-Benz, Audi e BMW, a Lexus aposta num design agressivo, num estilo ‘ame ou odeie’. De toda forma, há um consenso: os ocupantes não vão passar despercebidos.


Fabricado no Japão e mirando o mercado norte-americano, o RX 350 leva cinco passageiros com muito espaço. Para regular o volante, outro mimo: os controles de altura e profundidade são elétricos. Volante e banco do motorista têm memória para três perfis. Os bancos traseiros têm regulagem de inclinação, dessa vez manual. Duas alavancas rebatem os bancos com facilidade oferecendo 1.132 litros.

O sistema multimídia conta com tela LCD de 8 polegadas. Apesar de não ser touch, o equipamento tem recurso bem interessante: um controle remoto no console central funciona como mouse. Oferece GPS, DVD Player (só pega com o veículo parado), entradas auxiliar USB e Bluetooth. O acabamento é impecável: apliques em couro, madeira e plásticos de qualidade, além de câmera de ré e sensores de estacionamento.

 

Interior segue receita de design ousado(foto: Thiago Ventura/EM/D.A. Press )
Interior segue receita de design ousado (foto: Thiago Ventura/EM/D.A. Press )
 

 

Ao volante
O motor V6 a gasolina controla o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, otimizando a dirigibilidade. O bloco oferece 277 cavalos a 6.200 rotações com torque máximo de 35,3 kfg.m a 4.700 rpm. O câmbio automático de seis velocidades tem modo sequencial com trocas suaves e há opção de modo de trocas nas borboletas do volante. Apesar dos bons números do motor, na prática temos um desempenho justo, mas que não empolga. A questão é que o veículo tem mais de duas toneladas, atrapalhando a relação peso-potência. Para uma arrancada firme é preciso pisar fundo.

Segundo o Inmetro, o veículo faz 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Em nosso teste de 300 quilômetros, não conseguimos mais que 6 km/l em circuito misto. Além disso, o modelo carece de novas tecnologias dos rivais, como sistema start-stop e regulagens eletrônicas da performance do veículo. Em relação à segurança, o RX 350 tem pacote farto. São dez airbags (frontais, laterais, duplos de cortinas e de joelhos) e controles eletrônicos de estabilidade, e tração.

Conclusão
O SUV de luxo marca presença por onde passa, graças ao design exótico e exclusividade da marca. No entanto, há um porém: a nova geração será lançada ainda este ano nos Estados Unidos e deve chegar em 2016 ao Brasil. Deve-se considerar rivais como o Audi Q5 Ambition, motor 3.0 V6 Turbo FSI 272 cavalos (R$ 271.990), ou o BMW X4 xDrive35i M Sport, com bloco 3.0 L e 306 cavalos de potência (R$314.950).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação