Projetado para ser um sucesso de vendas, o up! ainda não conseguiu brilhar no Brasil. Nem mesmo por seus inúmeros atributos, como ser o compacto mais seguro, ter o menor custo de manutenção e ainda fazer uma das menores médias de consumo de combustível do país, o pequeno alemão não caiu nas graças do brasileiro. Mas a Volkswagen não vai desistir tão fácil assim de um dos melhores projetos recentes da engenharia automotiva (sim, o up! é tratado assim na Europa). A tecnologia sob o capô é a nova aposta dos alemães para tentar tirar o compacto do pátio de vendas. E a inovação atende por três letras: TSI.
O propulsor 1.0 TSI é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível a puxar um carro brasileiro. Ele é capaz de oferecer uma potência máxima de 101 cavalos vapor quando abastecido com gasolina, e de 105 cv, com etanol. São pelo menos 20 cavalos a mais do que os melhores motores aspirados de mil cilindradas que equipam os compactos nacionais. E isso não quer dizer que o up! se transformou em um bebedor de combustível. Segundo dados da marca, o pequeno turbinado faz 13,8 km/l e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
No test drive de aproximadamente 200 km no interior de São Paulo, o up! TSI mostrou que tem muito mais agilidade que seu irmão gêmeo aspirado. Ao menor toque no acelerar o compacto dispara com agilidade impressionante. Mesma coisa nas retomadas, que são feitas sem o menor esforço. Ponto para o turbicompressor. Ponto para a tecnologia em carros de entrada.
Cresceu
Não foi só no motor que o up! mudou. A linha TSI cresceu 40 mm para poder acomodar o novo trem de força, passando para 3,64 metros de comprimento. A Volks oferece sete opções de acabamento na família turbinada, sendo todas com a tampa traseira preta e nomenclatura TSI que permite a identificação logo de cara.
Diferente dos aspirados, os novatos não saem da loja pelados. Os modelos do up! TSI são equipados, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricas.
Querendo ser esportivo
Com a nova motorização, o up! TSI tem, sem dúvida, a melhor relação peso/potência entre os compactos nacionais. Motivada por essa disposição alavancada pelo turbocompressor, a Volks tratou de criar uma versão com um ar mais esportivo. Mas calma lá, são apenas 105 cv.
A versão Speed up! oferece um visual exclusivo e que remete aos "ícones esportivos" da Volkswagen (palavras da montadora), com exclusiva pintura preta no teto e nos para- choques. Já na parte lateral, notam-se os retrovisores e faixas pintados na cor azul alusivas aos conceitos de sustentabilidade. Completa o visual, as rodas exclusivas de liga leve de 15".
A esperança da Volks é que com mais esse novo atributo, o turbo, o up! siga mais rápido o caminho para as garangens brasileiras.
* Viajou a convite da Volkswagen
Na sua casa por:
Move up! TSI
R$ 43.990
Cross up! TSI
R$ 47.030
High up! TSI
R$ 48.040
Black/white/red up! TSI
R$ 48.690
Speed up! TSI
R$ 49.990
Ficha técnica
Novo up! TSI
Motor: 1.0 Total Flex TSI
Potência (gasolina/etanol): 101 cv / 105 cv a 5.000 rpm
Torque máximo: 16,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Direção: Elétrica
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,3 s / 9,1 s
Velocidade máxima: 182 km/h / 184 km/h
Comprimento: 3.645 mm
Largura: 1.910 mm
Altura: 1.514 mm
Entre-eixos: 2.421 mm
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros