Estado de Minas SEGURANÇA

Esteja atento à instalação da blindagem

Mercado para o serviço segue em alta em Pernambuco e o consumidor precisa tomar alguns cuidados


postado em 20/07/2015 11:51

Como a violência e a insegurança não dão trégua, o mercado de blindados não vê crise e segue aquecido no país e em Pernambuco. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 11.731 veículos receberam o reforço de segurança no ano passado. O número representa um crescimento de 15,5% em comparação com 2013. E neste ano o mercado segue em alta.

Para Laudenir Bracciali, presidente da Abrablin, o crescente número é resultado da falta de segurança sentida pela população. "A insegurança é um sentimento geral, não mais regionalizado, como acontecia há alguns anos", disse Bracciali. São Paulo foi o estado que mais blindou em 2014, com 70,7%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13,57%. Minas Gerais (4,66%), Ceará (2,85%) e Bahia (2,45%) completam a lista dos cinco estados com maior número de blindagens.

 

Processo da blindagem é ocmplexo e deve ser feito por empresas com experiência no segmento (foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Processo da blindagem é ocmplexo e deve ser feito por empresas com experiência no segmento (foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press)
 

 

Instalação
Cautela nunca é demais. Para evitar dor de cabeça, o consumidor deve sempre saber a procedência da empresa que fará a instalação. "Não existe segredo, o caminho é sempre procurar empresas com experiência no mercado. É recomendado também que o proprietário acompanhe o processo de blindagem para ter certeza de que tudo está sendo feito da maneira correta", afirma Ivo Queiroz, dono da Full Inbra Blindados. Ainda segundo o empresário, o processo de blindagem para pronta entrega pode ser feito em até três semanas.

Proprietário da Afonte Blindagens, Bruno da Fonte, compartilha da mesma opinião e completa: "Outro ponto importante é verificar se a empresa possui todos os certificados do Exército. O consumidor não só tem todo o direito de acompanhar o serviço que está sendo feito, como deveria fazer isso sem nenhuma restrição", disse.

Conheça o processo de blindagem:

1 - O interessado em blindar o veículo procura uma empresa blindadora que se encarregará de solicitar autorização ao Exército.

2 - Com a autorização, o proprietário do veículo
deve levá-lo ao Detran para vistoria prévia e obtenção de autorização para modificar características do carro. O proprietário deve levar alguns documentos que podem ser informados pelo órgão e a autorização do Exército.


3 - Depois que o processo de blindagem for concluído é preciso levar o carro ao Inmetro para que seja expedido o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que também é homologado pelo Denatran.

4 - O quarto passo é ir ao Detran para alterar a documentação do veículo, já que houve modificação nas característica do carro. Para isso o órgão faz uma vistoria e o proprietário precisa apresentar toda a documentação obtida até este ponto.


5 - Concluídos todos os passos, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)contará com a expressão "Veículo Blindado".

*O Detran só poderá emitir a autorização prévia para blindagem no Estado onde o veículo é registrado.

(Fonte: Detran-PE)

Carros mais blindados:

1° Volkswagen Tiguan
2° Volkswagen Jetta
3° Toyota Corolla

Quem blinda carros?

65%: Executivos/empresários
15%: Políticos
12%: Artistas
8%: Juízes

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação