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JAC T6: Jipinho urbanizado

Chinês aumenta a gama de carros do segmento voltados apenas para uso urbano; preços partem de R$ 69.990


postado em 17/07/2015 11:17

Ninguém mais tem dúvida que os utilitários esportivos (SUV) compactos vieram para ficar no Brasil. Em um intervalo de menos de 10 anos, o segmento passou de dois concorrentes para uma vasta gama de opções que incluem modelos de todos os cantos do mundo e de estilos bem diferentes. O que todos eles têm em comum? A essência urbana de ser. Eles são altos, têm motores potentes e ângulos de entrada e de saída que permitem aventuras em terrenos bastante irregulares. Entretanto, isso está longe de ser garantia que os SUVs mais vendidos no país são usados em trilhas off road. O percurso mais comum desses utilitários é o caminho entra a garagem e o trabalho de seu condutor.

 

Utilitário tem porte de SUV médio, com medidas generosas paea o segmento (foto: Paulo Paiva/DP/DA PRESS)
Utilitário tem porte de SUV médio, com medidas generosas paea o segmento (foto: Paulo Paiva/DP/DA PRESS)
 

 

É nessa pegada que a JAC traz ao Brasil o T6, crossover com preço de compacto, mas com medidas de SUV médio. Logo de cara, o utilitário impressiona pelo tamanho. O porte do JAC é semelhante ao do Hyundai ix35. São 4.475 milímetros de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.645 mm de entre-eixos. As medidas garantem um bom espaço interno e um generoso porta-malas (610 litros).

O acabamento interno do T6 é condizente ao seu valor. As peças são bem encaixadas e não há sobras de plástico. O material do painel poderia passar um aspecto mais sofisticado, mas não é nada muito diferente de seus concorrentes, principalmente nas versões de entrada. Já o desenho do console central e do volante é mais moderno que a maioria no segmento.

 

Interior tem bom acabamento, porém material do paienl é um tanto simples(foto: Paulo Paiva/DP/DA PRESS)
Interior tem bom acabamento, porém material do paienl é um tanto simples (foto: Paulo Paiva/DP/DA PRESS)

 

Fôlego
Outro ponto positivo do T6 é o trem de força. O motor 2.0 flex entrega até 160 cv de potência e 20,6 kgfm. São números suficientes para carregar os mais de 1.500 kg do SUV sem grande esforço. Uma pena que a JAC ainda não disponibilize uma versão com transmissão automática. O câmbio manual de 5 marchas é "pequeno" para o conjunto mecânico do utilitário. Um bom CVT ou um automático de seis velocidades daria mais fôlego ao jipinho.

Já a suspensão do T6 privilegia muito o conforto. Isso é bom na cidade. Mas por ser muito macio o SUV não passa muita segurança nas curvas – principalmente na estrada, o que reforça o uso urbano do utilitário.

 

Visual lembra o ix35 da Hyundai, mas o JAC tem identidade própria (foto: Paulo Paiva/DP/DA PRESS)
Visual lembra o ix35 da Hyundai, mas o JAC tem identidade própria (foto: Paulo Paiva/DP/DA PRESS)
 

 

Vale?
Com boa mecânica, acabamento bem resolvido, garantia de seis anos e vasta lista de equipamentos de série, o JAC T6 tem um futuro promissor dentro do badalado segmentos dos SUVs compactos. Não vai tirar clientes do HRV ou Renegade – os novos xodós do mercado que têm uma pegada mais premium - , mas faz boa competição com versões mais baratas do Ford Ecosport, Renault Duster e do Hyundai Tucson. Se você está pensando em entrar nesse segmento, vale a pena testar o crossover chinês. Não pode ser à toa que tem fila de espera para levar um para a garagem.

 

 

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