A Volvo Cars foi a primeira a criar conceitos com assentos para crianças voltados para trás. O primeiro modelo nesse estilo foi o PV544, apresentado em 1964. Cerca de 51 anos depois, a montadora apresenta uma cadeirinha que gira 45°. A novidade foi apresentada no também conceito XC90.
“Nós começamos a nos perguntar o que poderíamos fazer para tornar a vida dos pais mais fácil e, ao mesmo tempo, tornar o acessório mais seguro para as crianças”, afirmou a chefe de design interior da Volvo Cars, Tisha Johnson. Além disso, o item pode ser fixado em uma posição virada para trás. Em baixo da cadeirinha existe um compartimento com espaço para armazenar objetos do próprio bebê. “Esse projeto traz grandes benefícios, como facilitar o transporte das crianças com uma cadeirinha totalmente ergonômica e permitir que o bebê mantenha contato visual com o motorista ou com passageiro do banco de atrás, uma vez que o assento se movimenta nos dois sentidos”.
Posição
A recomendação da marca é que crianças pequenas (de até três anos) sempre viajem em uma posição virada para trás, já que o peso e o tamanho da cabeça são proporcionais ao resto do corpo e os pequenos não têm força muscular no pescoço nessa idade. A design acrescenta que esse tipo de assento alternativo será cada vez mais comum daqui para frente, assim como tecnologias autônomas.
Se por um lado a iniciativa é válida, por outro ela não poderia praticada no Brasil, já que o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro não permite transporte de crianças na parte da frente do veículo. A única exceção a essa prática é quando o carro não possui bancos traseiros.