Estado de Minas SERVIÇO

Após tempestade... o mofo

Umidade comum neste período de chuvas no Recife deixa o carro com mau cheiro e pode gerar prejuízo


postado em 13/07/2015 11:18

Este ano, o taxista Marcos Ribeiro decidiu não bater de frente com São Pedro. "Já tive o prejuízo de passar dois dias sem rodar por causa de alagamentos no interior do carro. Foi preciso ir na oficina, tirar o carpete, lavar e secar. Agora, prefiro não andar em dias de muita chuva", conta. A trabalheira ao fazer a limpeza é grande, mas não é maior do que o incômodo causado pela sujeira e pelo mau cheiro que o aguaceiro deixa na cabine. "Em dias normais, lavo o táxi de três em três dias. No período chuvoso, a preocupação com a parte interna é diária. O cliente entra no táxi com o sapato molhado e, às vezes, a água acaba escorrendo para o carpete. Uso jornal para tentar segurar a umidade".

 

Taxista Marcos coloca papel para proteger o carpete(foto: Joao Velozo/ Esp. DP/ D. A Press)
Taxista Marcos coloca papel para proteger o carpete (foto: Joao Velozo/ Esp. DP/ D. A Press)
 


O mecânico Waltônio Cysneiros explica que, para evitar a meladeira no interior do carro, o motorista deve estar atento ao nível da água nas ruas. "Ela não pode chegar à altura da carroceria, por isso é importante não deixá-la passar da metade da altura das rodas", explica. Se mesmo assim a enxurrada continua a invadir a cabine, as borrachas que lacram o possante podem não estar dando conta do recado. "Todos os veículos vêm vedados de fábrica. Nesse caso, é necessário verificar por onde a água entrou. Se foi pelas portas, é porque a vedação não está funcionando bem", comenta Waltônio.

 

 

 

Se alagar…
Para se livrar do mofo, do mau cheiro e dos mosquitos decorrentes da umidade, você deve observar se a água penetrou o carpete. Caso isso não tenha acontecido, você mesmo pode encarregar-se da limpeza. "Primeiro, deve-se passar uma bucha molhada com sabão neutro. Depois, a superfície deve ser aspirada. Feito isso, é importante deixar o carro, com as portas abertas, e o carpete secarem ao sol", orienta. Mas se o carpete foi encharcado, é possível que a água tenha apodrecido o feltro e passado para a lataria, podendo enferrujá-la. "Aí não dá para resolver sozinho. Para trabalhar essas regiões, é preciso procurar uma oficina, porque é preciso tirar o carpete, o console e até os bancos", diz o mecânico José Everaldo Oliveira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação