Buenos Aires - A Ford mostra o Focus, primeiro o hatch, que chega imediatamente aos revendedores e logo depois o sedã. A nova identidade destaca a grade hexagonal global da mesma família do Fusion e retoques que refinaram os para-choques e os faróis de neblina. Na traseira, as lanternas mudaram. Por dentro, um pacote de novidades como o Active City Stop, sistema de assistência de frenagem de emergência para a cidade que detecta a possibilidade de colisão sem nenhuma reação do motorista e aciona o freio automaticamente. O Focus também exibe o controle de estacionamento que encontra vaga em espaços paralelos e perpendiculares. Os motores são os 1.6 de 135 cavalos e 2.0 de injeção direta de 178 cv.
A Renault entra no vácuo dos esportivos nacionais de baixo preço que sumiram da prateleira e o Sandero RS 2.0 de 150 cv e câmbio manual, interior refinado com pedaleiras especiais, volante de base achatada vai bombar. O conjunto é muito bem acertado, os bancos tipo concha, o acabamento Renault Sport e a proposta visual bem resolvida. Vale fazer uma pausa e dizer também que se você olhar primeiro para o conceito RS 01, esportivo e tanto, pode demorar para tirar os olhos do estande francês e sair de perto.
A Peugeot está promovendo o facelift nos modelos 308 e 408 a partir de dezembro e já investe na divulgação dos veículos no salão. Os carros ganharam retoques no visual frontal e traseiro e serão acompanhados pela nova geração do 308 europeu (carro completo). Gostei da proposta da Peugeot que acorda para variação de preços e opções para mostrar, com bom senso, que as gerações do 308 estão vivas e podem conviver nas revendas. O conjunto mecânico da dupla francesa continua o mesmo: motores flex 1.6 de 122 cv, 2.0 de 151 cv e o turbo 1.6 de 165 cv.