

O desenvolvimento dos monoblocos brasileiros levava em conta as características de uso e necessidades locais. Os modelos que deixaram a linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) eram projetos locais, inexistentes na matriz da Mercedes-Benz na Alemanha. Um dos monoblocos mais marcantes da série foi o O 362. Disponível nas configurações urbana e rodoviária, foi produzido de 1973 a 1978 e trouxe como inovação o primeiro motor turbo de fábrica em um ônibus nacional. Denominado OM 352, o motor produzia 130cv (cavalos) de potência. Força suficiente para os padrões de curta distância e uso urbano da época, ante os 200cv do OM 355 que equipava o O 355, opção de monobloco mais potente e maior no comprimento (40 lugares padrão, ante 36 lugares no O 362), recorrente em viagens longas.
O assobio do motor tornou o O-362 inconfundível. Em São Paulo, foi muito utilizado pela extinta Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), onde chegou a ter mais de 2 mil unidades em circulação na configuração urbana. Além de ter sido exportado para mercados como o Chile, ainda sendo muito cultuado por lá.


“O Walter (antigo proprietário) adquiriu esse ônibus zero-quilômetro. A Manzi chegou a ter 22 ônibus, todos monoblocos Mercedes-Benz. O que trouxe a necessidade de fazer um estoque de peças da parte mecânica e da carroceria”, conta Jeffeson.


“Três dias depois voltamos na garagem para trazer o monobloco e junto com ele trouxemos várias peças como molas, amortecedores, para-brisas, janelas, calotas de roda, tampas do bagageiro, lanternas e outras miudezas, além da história agregada com o ônibus”, acrescenta Jefferson.






CRONOLOGIA DOS MONOBLOCOS NO BRASIL
1950
O 321 – Primeiro monobloco produzido no Brasil, com opções para transito local e longas distâncias. Também chamado de “bicudinho”, foi produzido até 1970
1960
O 326 – Mais potente, chegou em 1966, deixando mais eficiente a demanda de transporte das companhias. Foi apresentado no 5º Salão do Automóvel
OM 352 – Em 1969, avanço tecnológico no motor: direta injeção de combustível
1970
O 362 A – A linha de ônibus rodoviários trouxe o primeiro motor turbo entre os ônibus nacionais
OM 355/5 – Junto dos motores de quatro e seis cilindros, em 1973 a Mercedes-Benz introduziu o motor de cinco cilindros
O 364 – Ônibus monobloco urbano em duas versões: 101 (PB de 13.200 kg) e 111 (PB de 13.500 kg)
1980
O 370 – A família apresentava a mesma tecnologia das versões utilizadas na Europa com arrefecedor de ar adicionado ao motor turbo, em duas configurações: O 370RS com dois eixos e doze metros, e o RSD de três eixos e 13,20m
O 370 UP – Configuração urbana do O 370, introduzida em 1986
O 371 – Atualização do O 370, disponível em configurações diesel, diesel/gás, trólebus, rodoviário/diesel, alongado/diesel, dentre outras
1990
ABS e ASR – Sistema começa a ser oferecido em ônibus e caminhões em 1990
O 400 – Nova família de chassis e plataformas para transporte urbano, rodoviário e ônibus articulados nasce em 1994, nas versões O 400 UP, O 400 UPA, e O 400 RS
Em 1996 a Mercedes-Benz anuncia a desativação da montagem do ônibus monobloco, com comercialização até o final do ano
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil