Uma árvore, um meio-fio ou outro carro, no trânsito lento: basta um momento de desatenção para que o para-choque ganhe amassos, perfurações, pintura descascada e deformações. O visual do carro vai para as "cucuias", mas a sua paciência não precisa ir junto. Os problemas na peça são incovenientes, no entanto, em vários casos, é possível repará-los.
Marçal Junior, empresário do segmento, aponta que os consertos de para-choque variam entre R$ 250 e 400, inclusa a repintura, sempre necessária. "Em casos de perfuração o reparo é possível se a área danificada tiver até 10 cm. A depender do caso, usamos massa plástica ou soprador térmico. Os amassos podem ter até 30 cm", comenta. O serviço pode ser feito em qualquer funilaria especializada.
O detalhe é o seguinte: quando a pintura do para-choque é diferente do restante da lataria, o reparo completo não é possível. "A pintura funciona como uma plástica, que vai esconder as cicatrizes de outra cirurgia. Se o para-choque for prata, dourado ou branco perolizado não dá para revestir apenas a área avariada. A pintura da peça precisa ser integral, para que ela não fique com duas tonalidades", diz. Em situações de batida mais forte, é possível que a "alma do para-choque", como os mecânicos chamam a estrutura de ferro que fica por detrás da capa, se deforme muito. Nessas situações, costuma ser necessário substituir o para-choque. "Dependendo do modelo do carro, um para-choque novo pode custar de R$ 250 a R$ 2000", complementa.
Problemas