O modelo Honda X-ADV 750 é uma mistura de scooter e moto fora de estrada. Na linha 2022, ganhou modernizações no visual, na mecânica e na eletrônica, deixando os dois lados da mistura mais eficientes. A porção scooter tem a ergonomia em que o piloto vai sentado e não montado, como nas motos, além de “porta-malas” sob o banco e o câmbio, que funciona como se fosse automático. O lado motocicleta tem suspensão invertida na dianteira, rodas raiadas com aro de 17 polegadas na dianteira e 15 na traseira, além de corrente na transmissão final.
Em comum, para atender os dois mundos, um motor de dois cilindros paralelos, com 745cm³, que ficou mais leve, 1,4kg em relação à versão anterior, e 3,8cv mais potente. Agora são 58,6cv a 6.250rpm. O torque é de 7,03kgfm, porém, o conjunto de fatores, com virabrequim defasado em 270 graus e uma nova relação de marchas, com as três primeiras mais curtas, deixam as retomadas mais vigorosas. As três últimas marchas funcionam ao contrário. Ficaram mais longas, favorecendo a velocidade nas estradas.
CÂMBIO O motor é exatamente o mesmo da motocicleta NC 750X, que também conta com o câmbio automatizado de dupla embreagem DCT. Este sistema permite ao piloto conduzir o modelo de forma automática, embora conte com a caixa de marchas. Uma das embreagens engrena as marchas ímpares e a outra, as pares, que vão se alternando conforme a solicitação do motor. Entretanto, também é possível comandar as trocas por meio de “gatilhos” ao alcance dos dedos, no punho esquerdo do guidão, além de selecionar os modos de pilotagem mais apropriados.
VISUAL O quadro do modelo X-ADV 750 2022 foi reformulado, economizando um quilo, além de permitir um volume de 22 litros no espaço sob o banco (que ficou mais fino na parte anterior para facilitar o apoio dos pés no chão), possibilitando acomodar um capacete fechado,. O espaço passa a contar com uma tomada USB para conectar eletrônicos. O conjunto de iluminação foi reformulado, com duplo farol em LED, equipado com Daylight Running Lights (DRL). A alavanca do freio de estacionamento foi para o lado direito do guidão, abrindo espaço para o porta-luvas no escudo frontal.