Estado de Minas URBANÓIDE

Dafra apresenta o scooter Cruisym 150, que chega com preço de R$ 14.490

Com piso plano e baixo, modelo chega ao mercado brasileiro para disputar espaço em segmento bastante concorrido, onde enfrentará as marcas japonesas


postado em 28/03/2022 20:29

O piso baixo e plano facilita o embarque e desembarque(foto: Dafra/Divulgação)
O piso baixo e plano facilita o embarque e desembarque (foto: Dafra/Divulgação)

 

A marca Dafra apresentou o scooter Cruisym 150, que chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 14.490, já com o frete incluído. O modelo é fruto da parceria com a taiwanesa San Yang Motors (SYM), que também está presente na motocicleta NH 190 e nos scooters Citycom 300 e Maxsym 400. A Dafra foi uma das pioneiras a apostar no segmento nacional dos scooters, ainda pouco explorado. O modelo Citycom 300, lançado em 2010 e também comercializado do disputado mercado europeu é um exemplo. Agora, com o modelo Cruisym 150, vai enfrentar outro extenso desafio.


As grandes marcas japonesas, Honda e Yamaha, também perceberam o potencial do mercado nacional e entraram no segmento com os modelos PCX 150 e NMAX 160, respectivamente. Justamente onde o novo scooter Cruisym 150 vai se posicionar. Para encarar a empreitada, aposta na tecnologia da marca de Taiwan, grande produtora e exportadora mundial, com mais de 60 anos de mercado. Para encarar o desafio, o desenho do novo Cruisym 150 tem linhas modernas, porte avantajado e mecânica atual.

Na iluminação, duplo farol na dianteira, luzes de posição diurnas e lanterna em LED(foto: Dafra/Divulgação)
Na iluminação, duplo farol na dianteira, luzes de posição diurnas e lanterna em LED (foto: Dafra/Divulgação)


ESPAÇO Uma das virtudes do Cruisym 150 é o assoalho baixo e plano. Esta característica facilita o embarque e desembarque, inclusive para o público feminino, cada vez mais presente no segmento. Situação corriqueira nos deslocamentos urbanos, verdadeira praia do modelo. Entre as comodidades também está o espaço embaixo do banco (espécie de porta-malas), com volume equivalente a 18 litros, que comporta um capacete do tipo fechado ou pequenas compras e objetos. Este espaço e valorizado entre os scooters, complementado com gancho de sacolas no escudo frontal.


O scooter Dafra Cruisym 150 também conta com o cavalete central e o descanso lateral(foto: Dafra/Divulgação)
O scooter Dafra Cruisym 150 também conta com o cavalete central e o descanso lateral (foto: Dafra/Divulgação)
O Dafra Cruisym 150 também conta com a conveniência de uma tomada do tipo USB, que dispensa o uso de adaptadores, para conexão com o celular ou outros dispositivos eletrônicos. Na iluminação, duplo farol na dianteira, luzes de posição diurnas e lanterna em LED. O banco em dois níveis tem generosas dimensões e fica a 771mm do chão. O painel é em tela LCD, que inclui conta-giros em barras e nível do combustível (tanque de apenas seis litros) complementado com luzes de informação e advertência em blocos laterais.
O painel é digital, com tela em LCD(foto: Dafra/Divulgação)
O painel é digital, com tela em LCD (foto: Dafra/Divulgação)


MECÂNICA O motor, do tipo quatro tempos, tem um cilindro, 149.6cm³ e é equipado com arrefecimento líquido. A potência máxima é de 12,5cv a 8.000rpm e o torque tem pico de 1,22kgfm a 6.000rpm. Como uma espécie de regra entre os scooters de baixa cilindrada, o câmbio é automático, tipo CVT (continuamente variável), e a partida é elétrica. Tudo sustentado por um quadro em tubos de aço. O scooter Dafra Cruisym 150 também conta com o cavalete central e o descanso lateral, além de alças e pedaleiras retráteis para apoio do passageiro.

O espaço embaixo do banco comporta um capacete do tipo fechado(foto: Dafra/Divulgação)
O espaço embaixo do banco comporta um capacete do tipo fechado (foto: Dafra/Divulgação)

Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema de frenagem combinada(foto: Dafra/Divulgação)
Os freios são a disco nas duas rodas, com sistema de frenagem combinada (foto: Dafra/Divulgação)


No processo de “nacionalização”, as suspensões foram recalibradas. Na dianteira, garfo telescópico com 100mm de curso. Na traseira, duplo amortecedor, com regulagens na pré-carga e 75mm de curso. Os freios são a disco nas duas rodas, com formato wave na dianteira e sistema de frenagem combinada de acionamento hidráulico, CBS. Além disso, os cabos são do tipo Aeroquip (derivados da aviação), que garantem maior precisão na frenagem. As rodas são em liga leve, com aros de 14 polegadas de diâmetro.

O público feminino cresce cada vez mais no segmento dos scooters(foto: Dafra/Divulgação)
O público feminino cresce cada vez mais no segmento dos scooters (foto: Dafra/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação