Estado de Minas ABELHÃO

BMW motos lança edição comemorativa aos 40 anos da linha GS

Os modelos F 750 GS, F 850 GS e R 1250 GS desembarcam no Brasil com decoração especial 'Bumblebee', com carroceria preta e amarela


postado em 20/04/2021 10:14 / atualizado em 20/04/2021 10:26

BMW R 1250 GS 40 anos(foto: BMW/Divulgação)
BMW R 1250 GS 40 anos (foto: BMW/Divulgação)
A única fábrica da BMW motos fora da Alemanha fica no Brasil, em Manaus, que começou a produzir para o nosso mercado os modelos comemorativos dos 40 anos GS (Gelande Strasse, ou Campo e Cidade). Lançada em 1980, a primeira R 80 GS tinha motor boxer de 798cm³ de cilindrada, 50cv e transmissão por eixo cardã. As edições comemorativas 40 anos foram inspiradas na R 100 GS, com motor de 980cm³ e 60cv, de 1988, decorada com pintura preta e amarela, apelidada de Bumblebee, ou algo como “Abelhão”, pela semelhança. O visual com pintura preta e amarela, estilo abelha, dos modelos 40 anos foi mantido, mas os recursos eletrônicos e tecnologia são atuais.

A F 750 GS Premium tem preço sugerido de R$ 64.500 e conta com pintura e decoração especiais, controle de tração dinâmico (DTC), controle de estabilidade (ASC), modos de pilotagem e sistema ABS Pro, que permite frenagens em posição inclinada. O pacote conta ainda com monitoramento da pressão dos pneus, banco conforto, ou kit baixo, chave inteligente de presença, manoplas aquecidas, piloto automático, suspensões ajustáveis, iluminação em LED e painel em tela TFT com conectividade com o celular. As rodas são em liga leve, com aros de 19 e 17 polegadas na dianteira e traseira. O motor de dois cilindros e 853cm³ é o mesmo da F 850 GS, com ajuste eletrônico para entregar 77cv a 6.250rpm e torque de 8,7kgfm a 6.250rpm.

Os modelos F 850 GS e Adventure 40 anos são oferecidos nas versões Premium e Premium Kit Baixo, com preço sugerido de R$ 68.500 para a F 850 GS Premium+, R$ 72.500 para a F 850 GS Adventure Premium, e R$ 76.500 para a Premium Kit Baixo. O motor de dois cilindros paralelos e 853cm3³ é comum aos modelos e desenvolve 80cv a 6.250rpm e um torque de 9kgfm a 6.250rpm.

BMW F 850 GS 40 anos(foto: BMW/Divulgação)
BMW F 850 GS 40 anos (foto: BMW/Divulgação)
A F 850 GS 40 anos tem controle dinâmico de freio motor, controle automático de estabilidade, modos de pilotagem Pro, suspensões ajustáveis com garfo dianteiro invertido, computador de bordo, rodas raiadas (21 e 17 polegadas na dianteira e traseira) e tomada 12 volts. A versão Premium acrescenta controle de tração dinâmico, iluminação em LED com luz de posição diurna, sistema de partida sem chave, manoplas aquecidas, monitoramento da pressão dos pneus, protetores de mão, piloto automático, sistema de freios ABS Pro, suporte para malas laterais, banco conforto e painel em tela TFT com conectividade.

O pacote Premium conta com adicional de suspensão eletronicamente ajustável em função das condições do piso e pilotagem, preparação para receber GPS e quickshifter bidirecional para trocar as marchas sem embreagem. O modelo F 850 GS Adventure Premium também conta com suspensão eletrônica dinâmica, chave inteligente, painel em tela TFT com conectividade, faróis auxiliares em LED, assistentes eletrônicos de pilotagem, além do tanque de combustível com capacidade ampliada de 15 para 23 litros.

BMW F 750 GS 40 anos(foto: BMW/Divulgação)
BMW F 750 GS 40 anos (foto: BMW/Divulgação)
O modelo R 1250 GS 40 anos Premium e Premium Kit Baixo tem preço sugerido de R$ 107.500, enquanto a R 1250 GS 40 anos Adventure Premium e Premium Kit Baixo é vendido por R$ 122.500. O motor é o tradicional dois cilindros boxer, com 1.254cm³, modernizado com sistema de comando variável de válvulas. A potência atinge 136cv e o torque 14,6kgfm a 6.250rpm, equipados com controle dinâmico de freio motor, modo ECO de pilotagem para maior economia, modos de pilotagem Pro e embreagem antideslizante. A iluminação é em LED, com piscas multifuncionais que emitem a luz amarela intermitente e a vermelha, reforçando a lanterna de freio. O farol é adaptativo.

A suspensão tem o sistema eletrônico de ajuste na roda traseira, conforme as condições do piso, ancorada no braço do eixo cardã. A versão Adventure 40 anos soma banco aquecido (opcional), assistente de troca de marchas Pro, manoplas aquecidas, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático, preparação para GPS, faróis auxiliares em LED, suportes laterais para malas em alumínio, protetor do escape cromado, rodas raiadas douradas, cavalete central e tanque com capacidade para 30 litros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação