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Os 100 anos da Suzuki e os modelos que ajudaram a contar sua história

A marca japonesa venceu o Mundial de MotoGP de 2020 e comemora datas importantes de sua história com motos que fizeram parte de sua trajetória


postado em 25/03/2021 14:42 / atualizado em 25/03/2021 15:03

Joan Mir foi campeão mundial de MotoGP com a GSX-RR 1000(foto: Suzuki/Divulgação)
Joan Mir foi campeão mundial de MotoGP com a GSX-RR 1000 (foto: Suzuki/Divulgação)
 

A Suzuki completou três marcas importantes em 2020. Comemorou 100 anos de sua fundação, 60 anos de seu envolvimento em competições internacionais e 35 anos da sua linha de modelos esportivos GSX, inaugurada com a GSX-R 750 em 1.985. Tudo coroado com a vitória no Mundial de MotoGP, com o piloto espanhol Joan Mir, a bordo do protótipo batizado exatamente de GSX-RR 1000. A data também foi comemorada com o lançamento do modelo GSX-R 1000R 100th Anniversary e o triunfo na categoria máxima, com a edição dos modelos réplicas dos primeiros campeões mundiais pela marca, batizadas de GSX-R1000R Legend Edition.


A japonesa Suzuki, porém, nasceu longe das duas rodas. Fundada por Michio Suzuki em Shizuoka em 1.909, fabricava teares com o nome de Suzuki Loom Works. O marco do centenário, entretanto, é o dia 15 de março de 1.920, quando Michio Suzuki (1.887 a 1.982) muda o nome para Suzuki Loom Manufacturing Company, já visando a produção de veículos, acelerada com o Japão carente de transportes no pós-guerra. Assim nasce a primeira bicicleta motorizada em 1.952, batizada de Power Free, com motor do tipo dois tempos e 36 cm3. Em 1.954 veio a primeira motocicleta, então com a marca Colleda, com motor do tipo quatro tempos, um cilindro, 90 cm3 e 4 cv.


A GSX-R 750 sw 1.985 é considerada a primeira race réplica(foto: Suzuki/Divulgação)
A GSX-R 750 sw 1.985 é considerada a primeira race réplica (foto: Suzuki/Divulgação)
MUDANÇA O nome foi alterado para Suzuki Motor Company, junto com o símbolo “S” estilizado em 1.958 e adotado até hoje, além do batismo oficial das motocicletas como Suzuki, em substituição a Colleda. Ao longo do tempo o número de modelos se multiplicou e a marca se expandiu pelo mundo, incluindo o Brasil, onde é comercializada, entre outros modelos, a esportiva GSX-R 1000R. Equipada com motor de quatro cilindros em linha, 999,8 cm3 e 16 válvulas em titânio, entrega 202 cv a 13.200 rpm e um torque de 12,0 Kgfm a 10.800 rpm. A eletrônica conta o controle de medição inercial (IMU) que monitora os parâmetros de inclinação e aceleração ajustando os três mapas de motor, os dez níveis de controle de tração, freios ABS de curvas, manutenção das rotações e controle de largada.


A GSX-R 1000R tem ainda quick shift bidirecional, freios dianteiros com duplo disco de 320 mm de diâmetro, com pinças radiais de quatro pistões Brembo e freio traseiro com disco de 220 mm. O quadro é em alumínio, a suspensão dianteira é invertida Showa e a traseira, mono. Ambas planamente ajustáveis. A iluminação é em led e o painel em tela LCD tem a luzinha shift light que aponta o momento ideal para a troca das marchas, indicador dos níveis de controle de tração, além de armazenar os tempos de volta (em um track day, por exemplo) e o computador de bordo. O modelo com edição limitada e grafismo em comemoração ao centenário da marca e à vitória do Mundial de MotoGP, tem as mesmas características técnicas da moto de série, porém, com escape Akrapovic.

O modelo RT 67 125 dos anos 1960 inspirou a decoração da Suzuki MotoGP(foto: Suzuki/Divulgação)
O modelo RT 67 125 dos anos 1960 inspirou a decoração da Suzuki MotoGP (foto: Suzuki/Divulgação)

CAMPEÃS O protótipo GSX-RR campeão do mundo com Joan Mir, tem motor de quatro cilindros em linha, DOHC, arrefecido a líquido com 1.000 cm3 e entrega mais de 240 cv. O quadro é em alumínio e os aros de 17 polegadas nas duas rodas. A distância entre eixos é de 1.457 mm. A suspensão dianteira é invertida e a traseira, mono. Ambas Ohlins. Os freios são de carbono e aço Brembo, a eletrônica Magneti Marelli e o peso 157 kg. A velocidade final, ultrapassa os 340 km/h. A decoração e as cores do protótipo GSX-RR foram inspiradas no modelo de competição RT 67 dos anos 1.960 equipada com motor de dois cilindros, 125 cm3, câmbio de 10 marchas que produzia 35 cv a 14,000 rpm e considerada uma das mais belas motos de competição da história da marca.

A primeira bicicleta motorizada de 1952 foi batizada de Power Free(foto: Suzuki/Divulgação)
A primeira bicicleta motorizada de 1952 foi batizada de Power Free (foto: Suzuki/Divulgação)

A Suzuki italiana também desenvolveu race réplicas, Legends Edition (não confirmadas para o Brasil), com pinturas semelhantes às utilizadas pelos campeões mundiais de MotoGP pela marca, acrescidas de escape Akrapovic em fibra de carbono e rabeta estilizada. O primeiro campeão foi o inglês Barry Sheene em 1.976 com a RG 500 de motor dois tempos. Filho de piloto, nascido em 1.950 e falecido em 2002, corria com as cores vermelha e branca e uma faixa amarela e preta na decoração. Em 1.977, o piloto foi bi campeão com a RG 500 aperfeiçoada e decoração semelhante, sempre com o numeral 7 e capacete com a figura do Pato Donald.

O modelo GSX-R 1000R 100th Anniversary comemora o centenário(foto: Suzuki/Divulgação)
O modelo GSX-R 1000R 100th Anniversary comemora o centenário (foto: Suzuki/Divulgação)

O segundo piloto a ser homenageado com a GSX-R 1000R Legend Edition é o italiano Marco Lucchinelli, campeão em 1.981, com as cores da equipe Gallina em azul com estrelas. Nascido em 1.954, venceu seis GPs, mas recebeu o apelido de Cavalo Louco, pelo estilo ousado de pilotagem. Hoje é comentarista de competições. O terceiro piloto campeão mundial da classe 500 pela Suzuki foi Franco Uncini em 1.982, com o místico numeral 13 e a RG 500 dois tempos pintada em azul do Team Gallina. O italiano hoje é inspetor de segurança dos Grandes Prêmios. O texano Kevin Schwantz nascido em 1.964 foi campeão mundial em 1.993 com a Suzuki RGV 500 pintada com as cores branca e vermelha com seu numeral de sorte 34. Kevin Schwantz começou competindo no motocross até 1.983, quando passou para a motovelocidade.

Os modelos GSX-R 1000R Legend Edition homenageiam os primeiros campeões(foto: Suzuki/Divulgação)
Os modelos GSX-R 1000R Legend Edition homenageiam os primeiros campeões (foto: Suzuki/Divulgação)

Kenny Roberts Jr, filho do lendário piloto Kenny Roberts nasceu em 1.975 na Califórnia e foi campeão mundial em 2.000 com a Suzuki RGV 500. A pintura da Legend Edition recria a bandeira quadriculada estilizada em amarelo e azul além das rodas brancas. Os pilotos formam até hoje o único caso de pai e filho campeões mundiais da principal classe da motovelocidade.    Depois de 20 anos, a Suzuki volta a vencer o mundial de MotoGP, com o piloto espanhol de 23 anos Joan Mir, já com motores do tipo quatro tempos adotados a partir de 2002. A GSX-R 1000R Legend Edition Joan Mir tem decoração semelhante à GSX-RR 2020 com as cores Ecstar Suzuki com azul predominante e detalhes em dourado celebrando a vitória. Com um estilo de pilotagem limpo e suave, Mir fez valer a regularidade para conquistar o mundial.

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