Se você se considera hábil no manuseio da máquina, segure a câmera sempre com duas mãos para ter mais firmeza. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis com o braço mais esticad; outras nem tanto. O segredo é escolher uma posição mais confortável para você.
Fique atento aos detalhes
A parte interna de um carro é talvez o ponto de atração para a maioria dos consumidores. Por isso, é importante que, ao fotografar essa área, você mantenha o painel ligado, com a quilometragem em exposição. Atrai mais o comprador, especialmente se tiver computador de bordo, DVD ou outros opcionais.
Outros detalhes como dar um trato no motor e cuidar para que o carro seja fotografado sem ninguém dentro parecem óbvias, mas muita gente, por exemplo, se esquece até de tirar foto do motor ou fotografa o carro com adesivos ou objetos que podem indicar falta de cuidado do dono.
Cuide do espaço em que o carro está
Além de se preocupar com o carro, o espaço escolhido para fotografá-lo deve ser iluminado, de preferência ao ar livre. Abuse da luz natural, se for em um parque, por exemplo.
Se não for, certifique-se que é um local sem muita informação (pessoas passando, flores, enfeites, móveis etc.) para não gerar poluição visual. O carro deve ser o elemento principal da imagem.
Experimente uma infinidade de ângulos
Um hábito negativo da maioria dos vendedores de carros é disponibilizar um número mínimo de fotos na internet. Na verdade, quanto mais fotos, tiradas de diversos ângulos, mais o comprador se familiariza com o estado de preservação do carro.
Fotos de frente, das laterais e da traseira têm que fazer parte da galeria. Uma dica sobre a foto lateral, é tirá-la na diagonal, para que o veículo seja todo enquadrado.
Depois de tantas dicas, bora começar os trabalhos e fotografar seu carro? BPense bem! Você quer vender seu carro...você realmente precisa vender seu carro, certo? Pois é. Preparar o veículo para a venda exige tempo, dedicação e uma dose de capricho.
E não é nada legal apresentar o carro com um visual meia boca, não é? Nem precisamos detalhar aqui quão importante é a questão estética, especialmente se a venda for feita pela internet.
Já ouviu aquela frase “a gente come com os olhos”? Os consumidores também compram com os olhos. E nada mais agradável que abrir a galeria de fotos de um site de veículos perceber que ali é o lugar certo para comprar um carro. É o cliente ter certeza de que naquele dia ele escolherá o carro ideal para suas necessidades.
Para que isso aconteça, listamos abaixo uma série de cuidados ao fotografar um veículo que será colocado à venda. Veja abaixo:
Limpe a lente antes de começar a sessão de fotos
Uma lente fotográfica oleosa ou cheia de marcas de dedo reflete diretamente na qualidade da foto. Além de embaçar a imagem, a impressão transmitida ao cliente é de que o vendedor do carro não teve o menor cuidado ao fotografar o veículo.
E como a maioria das pessoas utiliza o celular para tirar as fotos, é muito comum que a lente esteja suja, já que fica no bolso, na bolsa e em alguns momentos do dia, na mão das pessoas.
Lembre-se sempre que o foco é fundamental
Se uma lente oleosa traz prejuízos diretos à qualidade da imagem, fotos sem foco também não ficam atrás. Preste atenção à configuração da câmera do celular e tente estabilizar o braço no momento de bater a foto.
Algumas câmeras têm foco manual (você é que define em que objeto deseja focar); outras têm foco semiautomático. Uma dica é reduzir o número de efeitos que distorçam a imagem. Foque no carro, estrela da foto.
Posicione o celular em uma posição estável
Abaixo as fotos tremidas por total inabilidade de quem a segura. Se você se sente inábil para segurar uma camêra, oa sorte!