Estado de Minas TECNOLOGIA

Nissan lança sistema que pode salvar vidas de crianças

A tecnologia, que vai estar disponível no novo Nissan Pathfinder, alerta para a presença dos pequenos no banco de trás


postado em 04/08/2017 12:38 / atualizado em 04/08/2017 14:10

A montadora Nissan anunciou a criação de um sistema de alertas que pode salvar a vida de crianças no mundo todo que são esquecidas no banco de trás dos carros por seus pais. A ideia foi proposta por duas engenheiras da Nissan e surgiu de maneira bem curiosa. A tecnologia estará presente no novo Nissan Pathfinder, à venda em setembro, nos Estados Unidos.

Painel mostra a opção de habitar ou desabilitar o dispositivo(foto: Reprodução/Nissan)
Painel mostra a opção de habitar ou desabilitar o dispositivo (foto: Reprodução/Nissan)
O Rear Door Alert (RDA) é uma tecnologia que detecta a abertura da porta traseira do veículo antes do motorista ligar o motor. Se ele esquecer de abrir a porta traseira após desligar o veículo, o modelo emite uma série de avisos. Primeiro um alerta é dado no painel para que o condutor cheque o banco traseiro. Se ele não responder, o carro irá dar uma série de buzinadas. Para quem utiliza o banco traseiro para deixar mochilas, compras, o sistema pode ser desabilitado. O novo Nissan Pathfinder será o primeiro a receber a tecnologia. A expectativa é que nos próximos anos outros modelos da Nissan venham com RDA. A General Motors Car (GMC) também oferece uma tecnologia similar, chamada Rear Seat Reminder (RSR). O RSR, que estreou no GMC Acadia e está presente em outros carros da montadora, utiliza um alerta visual no painel e emite um som semelhante ao que alerta para colocar o cinto de segurança.  Mas, a Nissan é pioneira no uso das buzinas para chamar a atenção dos motoristas para o que está no banco de trás do automóvel.

A engenheira industrial Elsa Foley e a engenheira mecânica Marlene Mendonza foram as responsáveis por propor a ideia. Foley é mãe de duas crianças pequenas. E Mendonza é mãe de três. As duas decidiram trabalhar a proposta após Marlene esquecer o seu recepiente com lasanha no banco de trás do seu carro. O cheiro do prato ficou por dias no veículo, mas a chance de inovar e salvar vidas surgiu. Foley se perguntou: "e se fosse outra coisa"? Depois de apresentarem a ideia, o projeto foi desenvolvido na Nissan Technical Center North America (NTCNA), na cidade de Farmington Hills, no estado de Michigan, nos Estados Unidos.

Somente nos Estados Unidos - desde 1998 -, morrem 37 crianças por ano vítimas de insolação quando são esquecidas no banco de trás dos carros. É uma morte a cada nove dias. Esses são dados do grupo de advocacia "Kids in Cars", que junto a outras organizações americanas estão apoiando a criação de um projeto de lei que obriga as montadoras a incluírem um dispositivo que alerta os condutores para o banco de trás. Os advogados da vara da infância nos EUA esperam que a tecnologia previna que ocorram mais tragédias.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação