O primeiro SUV elétrico da Tesla deve chegar ao Brasil no próximo semestre. O Model X foi anunciado pela primeira vez em fevereiro de 2012, mas teve sua primeira aparição apenas em 2015.
A principal característica do modelo é ter as quatro portas com abertura para cima, as famosas asas de gaivota. Elas foram desenvolvidas para facilitar a vida dos ocupantes, além de chamarem atenção pelo design. Elas inclusive se encolhem para abrir e fechar, ajudando em locais com espaço reduzido. Isso acontece por conta de sensores ultrassônicos localizados em cada lado das portas, que fazem elas “deduzirem” quanto espaço é necessário para abrir.
Com as portas fechadas, o desenho do elétrico lembra um pouco os BMW X6 e Mercedes GLE coupê, por suas linhas bem comuns ao segmento. Com um força suficiente para atuar como reboque, o utilitário tem capacidade de acoplar até 2.260 km, além dos ocupantes e pesos extras dentro do carro.
Ainda existe um engate customizado que é instalado rapidamente e carrega até quatro bicicletas ou seis jogos de squi/snowboard. O modelo tem capacidade para acomodar até sete pessoas, com opção de dois ou três bancos na terceira fileira.
Com motores duplos, a versão topo tem disponível o modo Ludicrous Speed, responsável por fazer o Model X ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Esse tempo fica abaixo de modelos como Ferrari Spider 458 4.5 V8, Lamborghini Gallardo LP570-4 e McLaren MP4-12C. Porém, a função está disponível apenas no versão P90D. Já a versão mais básica, 90D, chega aos 100 km/h em 4,8 segundos. A autonomia do utilitário é de 400 km de distância com apenas uma recarga.
A novidade também conta com melhoras na segurança em relação a outros modelos da Tesla. O Model X recebeu cinco estrelas em todas as categorias. De acordo com a montadora, as chances de se machucar em um acidente em alta velocidade é de apenas 6,5%.
Dentro da cabine os assentos se movem automaticamente, além de um ar-condicionado que protege os ocupantes de vírus e bactérias. Os para-brisas possuem vidros que se estendem pelo teto, dando a impressão de que os ocupantes estão em um helicóptero.
Com aposta no mercado de motores “verdes”, a marca ganha cada vez mais destaque no mundo automotivo com uma proposta que agrada não só aos ambientalistas, mas também aos possíveis compradores. "Os carros da Tesla são fantásticos e confortáveis. Não poluem, não provocam ruídos e sem falar na economia. Esse é o futuro inteligente", declara Albino Queiroz, pernambucano que visitou o show room da marca em Miami.
São duas motorizações disponíveis. Na versão 90D são dois motores de 259 cavalos, um para cada eixo, enquanto o topo de linha conta com um motor de 259 cavalos na dianteira e outro, ainda mais potente, de 503 cavalos, na traseira. As duas opções chegam a 250 km/h de velocidade máxima. O valor lá fora é de cerca de US$ 85 mil.