Estado de Minas TECNOLOGIA

Toyota Concept-i usa inteligência artificial

Protótipo tem o objetivo de criar a mobilidade do futuro


postado em 05/01/2017 16:18

Antigamente não era possível pensar que o homem iria estabelecer uma relação de amizade com o veículo, mas a Toyota pretende tornar essa ideia em realidade.  O Concept-i da Toyota foi anunciado, ontem, em Las Vegas no CES – Consumer Electronics Show de 2017.

 

O Concept-i tem inteligência artificial com reconhecimento prévio das necessidades do motorista(foto: Toyota/Divulgação)
O Concept-i tem inteligência artificial com reconhecimento prévio das necessidades do motorista (foto: Toyota/Divulgação)
 

 

A fabricante japonês mostrou sua visão do futuro: veículos que se relacionam com as pessoas. O carro do futuro foi pensado na teoria do "calor cinético", tecnologia de mobilidade convidativa e alegre. O carro também conta o sistema avançado de inteligência artificial com reconhecimento prévio das necessidades do motorista como seguir horários e caminhos definidos. Há,ainda, a opção de direção autônoma, ligada a dispositivos que associam icentivos visuais e táticos.

 

Na parte interna, o Concept-i concentra luzes, sons e toques como fatores de comunicação com o motorista e passageiro(foto: Toyota/Divulgação)
Na parte interna, o Concept-i concentra luzes, sons e toques como fatores de comunicação com o motorista e passageiro (foto: Toyota/Divulgação)

 

Na parte interna, o Concept-i concentra luzes, sons e  toques como fatores de comunicação com o motorista e passageiros. Esses elementos também são usados para dar avisos, através da mistura de cores e projeções que vão ser posicionados estrategicamente. As luzes da coluna lateral irão acender se algum obstáculo aparecer à frente do veículo ou se surgir algum ponto cego no retrovisor. A traseira também conta com avisos prévios para que o condutor saiba a direção da próxima curva e se existe algum perigo à frente. 

 

A traseira conta com avisos prévios para que o condutor saiba a direção da próxima curva e se existe algum perigo à frente (foto: Toyota/Divulgação)
A traseira conta com avisos prévios para que o condutor saiba a direção da próxima curva e se existe algum perigo à frente (foto: Toyota/Divulgação)
 

 

Externamente, o carro do futuro possui painéis localizados nas portas que são capazes de cumprimentar veículos ao lado e pedestres.

 

A previsão é que os testes do veículo futurista começem nos próximos anos no Japão.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação